O temporal seguido de microexplosões _ fenômeno que ocorre quando o ar desce bruscamente de uma nuvem de tempestade e se espalha pelo solo horizontalmente _ já soma saldos trágicos no Planalto Norte e Serrano de Santa Catarina. Com ao menos quatro mortes _ chegou a se falar em uma quinta vítima fatal, mas a Defesa Civil não confirmou a informação _, 20 pessoas feridas, 40 casas danificadas e 12 destruídas, desmoronamentos e queda de árvores Porto União e Ponte Alta do Norte foram as cidades mais atingidas. Em Ponta Alta do Norte, a Defesa Civil montou, inclusive, uma central de Gestão de Crise para auxiliar as vítimas.

Continua depois da publicidade

Meteorologistas confirmam duas microexplosões em Santa Catarina

Saiba qual a diferença entre microexplosão e tornado

Cerca de 95% das casas de Ponte Alta do Norte, no Planalto Serrano, estão sem luz

Continua depois da publicidade

Entretanto, no decorrer do dia, o levantamento apontou danos em outros locais provocadas, principalmente, por rajadas de vento que variavam de 64 km/h até 90 km/h. Como em Caxambu do Sul, no Oeste, onde uma casa foi totalmente destelhada e parte das paredes caíram por volta das 17h de domingo. A família foi encaminhada para um abrigo.

(Foto: Divulgação / Defesa Civil SC)

De acordo com a Defesa Civil, a estação meteorológica mais próxima de Ponte Alta do Norte fica em Curitibanos. Lá, às 21h de domingo, foram registrados ventos de 46 km/h. Já as estações próximas a Porto União são as de União da Vitória, no Paraná, onde os ventos atingiram 27 km/h, e em General Carneiro que foram registrados ventos de 64 km/h. Já os volumes de chuva nas últimas 24 horas variam. O maior volume, 49 milímetros, foi registrado em Itá, cidade localizada no Oeste do Estado.

Vento forte causa estragos em Ponte Alta do Norte/SC

Ainda na manhã desta segunda-feira, o governador Raimundo Colombo conversou com os prefeitos de Porto União, Anísio de Souza, e de Ponte Alta do Norte, Silvio Granemann Calomeno, para se atualizar sobre a extensão dos estragos provocados pela tempestade.

Continua depois da publicidade

— É um momento muito triste para o nosso Estado, pois além dos danos materiais temos vítimas fatais. O governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas desses municípios — anunciou em nota.

Situação das cidades até o momento

Ponte Alta do Norte, no Planalto Serrano de SC

– Três mortes confirmadas

– Ao menos 20 pessoas feridas

– Seis pessoas internadas, duas em estado grave

– Pelo menos 40 casas danificadas e outras 12 destruídas

– 1.178 das 1.242 unidades consumidoras estavam sem luz até as 14h30min desta segunda-feira

Porto União, no Planalto Norte de SC

– Uma morte confirmada

– Não há registro de falta de luz na cidade

– Registro de queda de barreiras, árvores e casas

A Defesa Civil divulgou também no começo da tarde desta segunda-feira imagens do radar de Lontras que mostram o deslocamento da tempestade que passou por Ponte Alta do Norte neste domingo. Essa célula, segundo a classificação da Epagri/ Ciram, foi o que provocou as microexplosões na região.

Imagens do radar de Lontras mostram o avanço de tempestade sobre a região de Ponte Alta do Norte

– Água Doce: 90 km/h, às 20h de domingo

– Novo Horizonte: 78 km/h, às 21h de domingo

– Chapecó: 71 km/h, às 16h de domingo

– Lages: 71 km/h, às 18h de domingo

– Xanxerê: 67 km/h, às 16h de domingo

– São Miguel do Oeste: 67 km/h, às 10h de domingo

– Imbituba: 66 km/h, às 13h de domingo

– Tangará: 64 km/h, às 19h de domingo