O vento forte provocou estragos em municípios catarinenses entre o fim da tarde e a noite deste domingo. Segundo a Defesa Civil estadual, a ocorrência mais severa foi registrada por volta das 21h em Porto União, no Planalto Norte, com árvores caídas nas ruas e casas destelhadas. Houve também registros em cidades do Meio-Oeste e do Planalto Serrano.

Continua depois da publicidade

Quatro pessoas morrem após ventos fortes em Santa Catarina

Até as 23h20min, não havia informações sobre mortos, feridos ou desabrigados em Porto União, pois as equipes da Defesa Civil ainda estavam em deslocamento para lá e enfrentavam dificuldade de acesso por causa de quedas de barreira.

Houve quedas de árvores nas localidade de Nova Galícia, Legru e Santa Maria. Os bairros Limeira, Rocio, Rio D’Areia e parte do São Basílio Magno ficaram sem energia elétrica, em razão da forte chuva.

Continua depois da publicidade

Técnicos da Defesa Civil já estavam levando lona para auxiliar quem teve a residência destelhada. Será preciso analisar fotografias e qualquer outra imagem do que aconteceu para saber se o que atingiu a cidade foi um tornado, uma microexplosão ou um vendaval.

Ponte Alta do Norte tem destelhamentos

No Planalto Serrano, a Polícia Militar informou à Defesa Civil, por volta das 20h50, que algumas mortes estariam relacionadas ao vento forte que atingiu o interior do município. Funcionários da Defesa Civil já estavam atendendo a região, também com lonas para remediar os estragos em casas. Até as 23h, não era se sabia a quantidade de vítimas levadas para o hospital Helio Anjos Ortiz, em Curitibanos.

A Autopista Planalto Sul informou que operários estavam atuando ao longo da BR-116 (nos quilômetros 166, 168 e 169), em Ponte Alta do Norte, para desobstruir o trânsito após queda de árvores, derrubadas pelo forte vento. Pelo menos duas colisões já haviam sido registradas até aquele momento.

Continua depois da publicidade

Oeste e Meio-Oeste também foram afetados por fenômenos climáticos

Outros municípios de Santa Catarina registraram alagamentos pontuais, mas sem danos informados à Defesa Civil, como Ouro Verde e Bom Jesus, no Meio-Oeste, na região de Xanxerê.

Mais cedo, às 17h, Caxambu do Sul, no Oeste do Estado, foi atingida por vento forte. Pelo menos uma residência ficou totalmente destelhada e parte das paredes caíram. O casal que mora na casa foi encaminhado para um abrigo da prefeitura.

Acompanhe as últimas notícias do DC

Leia mais sobre o tempo no Blog do Puchalski