Passadas as festas de fim de ano, é hora de voltar ao trabalho, recuperar o físico, traçar metas. No futebol não é diferente. E os times catarinenses começaram 2015 a todo vapor já que um de seus principais desafios da temporada está logo aí: o Campeonato Catarinense começa no dia 31 deste mês e há pouco tempo para as 10 equipes que compõem a 1ª divisão integrarem os atletas remanescentes do ano velho aos reforços que vão chegando.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias sobre Esportes

Os times menores saem na frente, já que começaram os treinos ainda em dezembro. Já Criciúma e Figueirense serão os últimos a se reapresentarem, amanhã à tarde. Veja o panorama completo da preparação dos times catarinenses neste início de temporada:

ATLÉTICO DE IBIRAMA

Continua depois da publicidade

Pré-temporada: começou no dia 8 de dezembro. No dia 14 de janeiro, realiza jogo-treino contra o Ypiranga de Erechim (RS), em Ibirama, e retribui a visita no dia 21.

Contratações: Rodrigo Milanez (Z – Inter de Lages), Marcelo Quilder (M – Inter de Lages), Ramon (V – Duque de Caxias), Jean Carlos (A – Figueirense), Cassiano Bodini (A – Juventude-RS) e Fernando Henrique (G – Juventus-SP).

Destaques: mescla entre a experiência e a juventude de 10 jogadores promovidos da base.

Desafio no Estadual: manter a sequência de três anos na 1ª divisão e alcançar o hexagonal. Estreia diante do Figueirense, em Florianópolis, no dia 1º de fevereiro, às 19h30min.

Continua depois da publicidade

Pré-temporada: atletas sereapresentaram nesta segunda-feira. O técnico Geninho só retorna entre os dias 15 e 20 de janeiro, quando o time passa a treinar em Águas Mornas, na Grande Florianópolis.

Contratações: confirmados pelo clube até agora apenas Sander (LE – Rio Branco) e André Lima (A).

Destaque: Marquinhos, maestro em campo, líder dentro e fora dele e preferido do torcedor. A expectativa é sempre grande sobre o camisa 10 e capitão avaiano.

Continua depois da publicidade

Desafio no Estadual: chegar à final e embalar para a disputa da Série A. Primeiro desafio é o JEC, fora de casa, no dia 1º de fevereiro, às 17h.

Pré-temporada: reapresentação dos atletas aconteceu nesta segunda-feira.

Contratações: Vilson (Z-Ponte Preta), Felipe Zang (Z -Sampaio Correa), Dener Assunção (LE- Coritiba), Maylson (V-Criciúma), Elicarlos (V- Náutico), Maranhão (M-Daejon Citizen), Roger (A-Suwon Buluewings), Ananias (A-Sport) e William Barbio (A- Bahia).

Destaque: goleiro Danilo. fez ótima Série A e despertou interesse de times como o Corinthians.

Desafio no Catarinense: chegar no hexagonal e depois brigar por uma vaga na final. A estreia é em casa, contra o Inter de Lages, no dia 31 de janeiro, às 19h30min.

Continua depois da publicidade

CRICIÚMA

Pré-temporada: atletas se reapresentam amanhã.

Contratações: Perea (A – Universidade San Martín) e Caleb (M – São Caetano).

Destaques: após dispensar os principais nomes, a aposta são os atletas promovidos das categorias de base do próprio clube, como o atacante Roger Guedes.

Desafio no Estadual: mudar o roteiro de 2014 e brigar pelo título. O primeiro jogo do Tigre será no dia 1º de fevereiro, às 17h, em casa, contra o Guarani de Palhoça.

Pré-temporada: reapresentação dos atletas será amanhã. Até sábado, farão testes físicos e exames médicos. A partir daí ficam concentrados em um hotel onde treinarão em período integral na próxima semana.

Continua depois da publicidade

Contratações: Ricardinho (M – Criciúma), Fabinho (V – América-RN) e Ferron (Z – sem clube)

Destaques: o atacante Marcão, o volante França e o zagueiro Marquinhos, essenciais na campanha que garantiu a permanência do Alvinegro na Série A.

Desafio no Estadual: repetir o título do ano passado. Estreia no dia 1º de fevereiro, em casa contra o Atlético de Ibirama.

Continua depois da publicidade

GUARANI DE PALHOÇA

Pré-temporada: teve início no dia 15 de dezembro. O clube fará quatro amistosos, nos dias 11 e 17 de janeiro em Palhoça, e nos dias 22 e 26 fora de casa. Os adversários ainda não estão definidos.

Contratações: Paulo Vitor Balbi Serra (LE – Vitória da Conquista), Ildemar (M – Inter de Lages), Thiago Silva (A – Camboriú), Cristian (A – Inter de Lages) e Éber (A – Pelotas).

Destaque: Rodrigo Rocha, goleiro experiente, Hégon, atacante que foi artilheiro da Segundona e Michel, o meia de Armação.

Continua depois da publicidade

Desafio no Estadual: permanência na elite e vaga na Série D. Primeiro jogo será contra o Criciúma, fora de casa, no dia 01/02, às 17h.

INTER DE LAGES

Pré-temporada: atletas se reapresentaram nesta segunda-feira. Estão confirmados dois jogos-treino contra o Atlético-PR antes do Catarinense.

Contratações: Eduardo (M – Ceará), Dráusio (Z – Atlético-PR), Bruno Furlan (A – Náutico), Geandro (V – Bragantino) e Luiz Felipe (LD – Benfica)

Continua depois da publicidade

Destaque: o retorno de Jael, artilheiro do time até se afastar por uma grave lesão no meio da última temporada.

Desafio no Estadual: encerrar o jejum de 14 anos sem vencer a 1ª divisão. Estreia no dia 1º de fevereiro, em casa, contra o Avaí, às 17h.

MARCÍLIO DIAS

Pré-temporada: apresentação dos atletas foi no dia 1º de dezembro. No dia 14 deste mês, o Marinheiro enfrenta o Operário (PR) em jogo-treino no Estádio Hercílio Luz, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Contratações: Depois do Estadual de 2014, o time do Marinheiro foi todo desmontado. Todos que chegaram têm contrato novo, inclusive quem estava no ano passado, como o atacante Schwenck.

Destaques: a experiência do meia Athos, campeão da Segundona com o Inter de Lages.

Desafio no Estadual: a ideia do Marinheiro é chegar no hexagonal e confirmar uma das duas vagas para a Série D.

METROPOLITANO

Pré-temporada: começou em 2 de dezembro. Tem quatro jogos-treino marcados para janeiro: no dia 10 contra o J. Malucelli, em Pomerode, dia 13 contra o Ypiranga-RS e dias 17 e 24 em Curitiba, contra J. Malucelli e Paraná.

Continua depois da publicidade

Contratações: Maurício (G – Blumenau), Maicon Campagnolo (L – Londrina), Ricardo Lima (Z – U. Barbarense), Néris (Z – Avaí), Rodney (V – Icasa), André Lima (M – Concórdia), João Artur (M – Concórdia), Josimar (M – I. de Limeira), Jean Moser (A – Vocklamarkt), Negueba (Atacante – Batatais), Patrick ( A – XV de Piracicaba), Ariel (A – Glória de Vacaria), Trípodi (A – Rio Branco)

Destaques: Carlos Alberto, com passagens por Figueirense, Joinville, Corinthians e Atlético-MG, é um volante polivalente.

Desafio no Estadual: conquistar uma vaga na Série D. O jogo de estreia contra o Marcílio Dias, no dia 1º de fevereiro, ainda não tem local confirmado, já que o Estádio do Sesi não foi liberado pela PM.

Continua depois da publicidade