Cidadania no trânsito

Para os agentes da Escola Pública de Trânsito, as noções de cidadania fazem parte dos ensinamentos repassados durante cada ação em escolas ou eventos como a Oktoberfest. Há duas frentes de trabalho: o teatro de fantoches, direcionado para crianças de dois a cinco anos, e a Pista Educativa, voltada para crianças de seis a 12 anos.

Continua depois da publicidade

::: Atitudes em busca de uma pátria melhor

A equipe do Seterb visita as escolas mediante agendamento e desenvolve projetos de conscientização para o trânsito com alunos há quatro anos. Cerca de 10 mil crianças participam do projeto anualmente. Para o gerente Lennon Lima, a iniciativa contribui para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com convivência segura no trânsito:

– As crianças tornam-se os primeiros fiscais e corrigem os hábitos dos pais. Tentamos colocar uma mentalidade cidadã que fica para o resto da vida.

Continua depois da publicidade

No teatro de fantoches cada personagem representa um aluno que vai para a escola de maneiras diferentes, como de carro, bicicleta ou a pé. Dessa maneira, o agente de trânsito mostra aos alunos como devem se portar em cada um dos modais. Já a pista educativa é formada por um sistema semafórico, faixa de pedestre e placas de trânsito. Para a locomoção dos alunos são disponibilizadas 12 bicicletas.

Projeto Cidadão Consciente

O projeto é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Blumenau desde 2013. Até hoje foram ministradas aulas em quatro escolas. A equipe do Corpo de Bombeiros ministra aulas periódicas em escolas públicas e particulares e aborda temas como educação no trânsito, meio ambiente, ética e cidadania, prevenção de trotes e primeiros socorros. As escolas que recebem o projeto são escolhidas pelos bombeiros, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação. Alguns fatores, como a localização geográfica, são levados em conta na hora da escolha. Para o chefe da comunicação social do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente Renan Cesar Ceccato, a mudança no comportamento e percepção de mundo dos alunos pode ser percebida no decorrer do semestre:

– A avaliação é muito positiva. Os professores comentam que as aulas fazem um diferencial grande para os alunos.

Vereador Mirim

O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi pioneiro em Santa Catarina pelo seu formato de legislatura: cada vereador mirim tem mandato de um ano. Anualmente são eleitos 15 vereadores e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada como oratória, técnica legislativa, redação oficial, dentre outros. Os parlamentares participam de sessões ordinárias, solenes e itinerantes em que debatem e elaboram projetos de leis e requerimentos relacionados a suas escolas e à comunidade blumenauense. Até agora 85 escolas já participaram do programa, foram debatidos e votados 2,8 mil requerimentos e 270 vereadores foram eleitos até hoje. Podem se candidatar alunos matriculados na rede municipal, estadual ou particular de ensino, entre o 5º e 8º ano do ensino fundamental, desde que tenham idade inferior a 15 anos. As inscrições devem ser feitas pelas escolas, de 4 a 18 de setembro. Outras informações pelo e-mail eleicaomirim@camarablu.sc.gov.br.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil na Escola

O programa Defesa Civil na Escola, ligado à Secretaria de Defesa do Cidadão, foi lançado em 2013, quando foram atendidas duas escolas. Em 2014, outras 10 escolas foram escolhidas estrategicamente para receber o programa. O Agente Mirim, que está em sua segunda turma, faz parte dessa iniciativa. As atividades são quinzenais, onde são ministradas palestras de assuntos como educação ambiental e feitas saídas de campo. O programa também conta com uma mascote, a cadela Maila, que lembra aos pequenos que os animais de estimação não devem ser abandonados pelas famílias em situações de risco.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um esforço estabelecido entre Polícia Militar, escolas e famílias. O objetivo é capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas nem violência. Tem como um dos objetivos trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas, estabelecendo riscos decorrentes da dependência química. Em 2014 formaram-se 1.772 crianças de 34 escolas de Blumenau. O trabalho é promovido na cidade desde 1999 e já formaram-se mais de 58 mil alunos. No próximo dia 10 acontecerá no Teatro Michelangelo a formatura de mais uma turma de alunos da região.