Os estudantes Ricardo de Souza Júnior, 14 anos, e Lucas Nascimento de Souza, 11, não se conhecem, mas desempenham papéis igualmente importantes: Ricardo é presidente da Câmara de Vereadores Mirim e Lucas, agente mirim da Defesa Civil.
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Eles estão inseridos em projetos que reforçam a importância da cidadania e preparam crianças e adolescentes para debates que envolvem o bem-estar da sociedade. Ações fundamentais para construção de um Brasil melhor.
::: Confira as principais iniciativas de formação cidadã em Blumenau
Para o assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Roedel de Souza, o trabalho que já elegeu mais de 270 jovens parlamentares tem como objetivo formar cidadãos conscientes de seu futuro:
– Não queremos formar novos políticos, mas agentes transformadores. O papel do vereador mirim é levar para a escola os conhecimentos adquiridos nas sessões e através das palestras.
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Além das sessões promovidas quinzenalmente e em turnos alternados, os jovens parlamentares têm palestras de política, Direito, prevenção às drogas, história de Blumenau, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outras. Ricardo ainda não está certo sobre o desejo de ser político futuramente, mas garante que a experiência é proveitosa. Além disso, o aluno da Escola Barão do Rio Branco já desenvolveu sua própria opinião sobre a carreira:
– Eu posso ser político, mas essa carreira não é fixa. Por isso, é preciso um emprego para me manter. Um dia estamos lá, no outro não.
Missão nobre
Lucas e seus colegas da Escola Básica Municipal Norma Dignart Huber tem uma nobre missão: disseminar o conhecimento da Defesa Civil em casa e na comunidade do Morro Coripós, atingido na tragédia climática em 2008. Segundo a coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, Luciana Schramm Correia, as crianças tornam-se fiscais e ajudam os pais a serem mais vigilantes sobre as condições da região em que vivem:
– Nossa intenção é formar um cidadão crítico e protagonista de uma nova cultura. Queremos que a sociedade perceba e se previna dos locais de risco.
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Com o colete laranja da Defesa Civil, Lucas já sabe reconhecer a importância do trabalho feito na cidade e da atividade que sua turma desenvolve:
– Podemos ajudar as pessoas que necessitam de auxílio em relação aos deslizamentos e desastres naturais. Temos que estar prontos para ajudar a comunidade toda.
Em busca da igualdade social
Na avaliação do professor de História do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Furb, Leonardo Brandão, estimular a juventude a refletir sobre questões políticas e sociais do país é fundamental. No entanto, é preciso lembrar que a palavra juventude deve ser pensada sempre no plural:
– Não há uma única juventude, mas sim juventudes variadas, multifacetadas e que apresentam diferenças de classe social ou de acesso aos bens culturais, econômicos etc- disse.
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Brandão lembra que o curso de História da Furb promove um projeto, financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação, que estimula o debate com jovens de escolas públicas de Blumenau e Gaspar. O enfoque é discutir questões que envolvem história e cultura dos povos nativos e afrodescendentes. Os resultados demonstram o desejo de muitos jovens em conhecer e debater temas como racismo, cotas, preconceito social e cidadania.
– Penso que preparar os jovens para que sejam mais comprometidos com o futuro do país passa também por essas questões, que envolvem a luta por maior justiça social através do conhecimento da história e do reconhecimento da diversidade cultural existente no país – defende.