O Giassi já formou um conselho de administração e dá um passo importante no processo de profissionalização do negócio. O nome do executivo a dirigir a empresa e suceder o fundador e presidente Zefiro Giassi tanto poderá ser recrutado no mercado ou ser da família.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, mesmo aos 81 anos, é ele quem administra a rede, fazendo questão de acompanhar de perto cada uma das unidades.
Zefiro revela que há planos para construir novos supermercados em Itajaí, onde um terreno já foi comprado, e em Jaraguá do Sul. O executivo esteve em Joinville na última semana para inaugurar a segunda loja da rede na cidade.
Simpático, fez questão de cumprimentar funcionários, fornecedores e a população, que lotou a loja no dia da inauguração.
TRÊS MESES
Continua depois da publicidade
– Há alguns passos para uma nova loja se consolidar em um novo endereço. O começo, os primeiros 90 dias, é o período da curiosidade do consumidor. Ele quer conhecer o espaço que recém-abriu e se identificar com o lugar. Quem retorna após 90 dias é porque gostou do supermercado, gostou do que ele oferece.
DOIS ANOS
– A lógica é que, em dois anos, devemos parar de dar prejuízo (com a loja recém-inaugurada). Não falo de retorno do investimento, mas espero, então, iniciar o processo de lucratividade constante.
COMIDA
– Vender comida e itens de higiene não é certeza absoluta de sucesso no negócio. Mas é claro que estes produtos são indispensáveis ao consumidor no dia-dia. Ele pode ficar sem outras mercadorias, mas não pode ficar sem comer. Esta é uma demanda natural.
PERFIL
– O público da nova loja é semelhante ao da unidade da rua João Colin. Entendo que não vai ser diferente. Foi o que nos mostrou a pesquisa de mercado.
Continua depois da publicidade
PROMOÇÕES
– Começamos sempre fazendo promoções especiais de variadas mercadorias, em parceria com fornecedores, principalmente no primeiro mês. De largada, temos mais de 300 itens em promoção.
SEGREDO
– O segredo do sucesso não é só o trabalho. É a transparência nos atos e a seriedade no que se faz. E, no meu caso, acompanhar de perto a operação de cada supermercado é fundamental. Por isso, visito as unidades pessoalmente e com frequência.
EXPANSÃO
– Pretendemos ampliar a presença no Estado com novas unidades em Itajaí e em Jaraguá do Sul. Em Itajaí, compramos o terreno e, agora, é necessário aprovar o projeto. Já estamos noivos. Falta casar. Em Jaraguá, ainda estamos na fase do namoro.
PREÇOS
– Por enquanto, não percebemos alta de preços. Claro que há sazonalidade, e alguns produtos variam muito, dependendo até do clima. Mas tememos que os preços subam e o consumidor passe a sentir esta alta. Atualmente, os preços, em média, estão no patamar da inflação. Um exemplo de sazonalidade: trazemos, agora, o tomate de São Paulo. E até do Norte do País.
Continua depois da publicidade
O ENDEREÇO
– A escolha por um ponto comercial de um supermercado se define, principalmente, pelo fácil acesso ao local. Esta é uma exigência básica. Neste novo supermercado, o cliente tem três opções de acesso. O supermercado também tem de estar em um endereço que cubra boa parte de uma região populosa e possa satisfazer o maior número de famílias possível.
TAMANHO
– O mercado joinvilense sempre nos acolheu muito bem, desde a inauguração da primeira unidade, em 2004. Neste novo empreendimento (inaugurado no dia 17), não será diferente. No Bucarein, dez anos depois, este é o segundo maior supermercado de todos os 14 estabelecimentos da nossa rede. Tem 5,5 mil m² de área construída com 450 empregos criados. São 25 mil itens à venda e 38 checkouts (caixas).
LONGEVIDADE
– Sim, tenho 81 anos de idade. Fiz uma programação para chegar aos 120. Faltam 39 anos. Não sei se vou atingir os 120. Ao levantar às 6 da manhã, diariamente, sei que pode ser meu último dia. Já não trabalho mais 18 horas por dia, como fazia antes. Agora, trabalho 12 horas por dia, em função da empresa. Em casa, à noite, ainda faço algumas coisas.
OUTRAS CIDADES
– Não temos presença em cidades pequenas. Não faz sentido colocar um supermercado do tipo dos de Joinville em um município de 30 mil moradores. O que estamos avaliando é um conceito diferente de supermercado para verficarmos se é viável um tipo de negócio para o atendimento de população de lugares menores. Não há nada definido a respeito.
Continua depois da publicidade
PROFISSIONALIZAÇÃO
– Entramos neste processo de profissionalização da rede Giassi. Está formado o conselho de administração. O comando executivo tanto pode ser de um membro da família como ser de um executivo de fora, recrutado no mercado. Veremos isto no momento certo. Ainda não é a hora.
:: Confira também: como o consumidor faz escolhas na hora de economizar