Foi com Hemerson Maria o último momento de orgulho avaiano. Com o treinador no comando, o Avaí derrotou o Figueirense na final do Campeonato Catarinense de 2012. Campeão estadual, o treinador seguiu no comando da equipe até a 25ª rodada do Brasileirão da Série B, quando foi demitido após a derrota para o América-MG – mesmo time que foi a gota d´água para a saída de Ricardinho neste ano.
Continua depois da publicidade
Quando deixou o Avaí, Hemerson Maria se emocionou da despedida e afirmou que havia chegado ao clube como profissional, mas que sai da Ressacada como um torcedor. Agora o treinador deixa o Crac de Goiás, que está na terceira fase da Copa do Brasil, e volta ao Avaí nove meses depois.
A primeira passagem como treinador do Avaí começou na sexta rodada do segundo turno do Catarinense 2012, em março. Antes, Hemerson estava no time de juniores do Leão desde janeiro de 2011, mas quando Mauro Ovelha foi demitido do time principal, Maria aceitou o convite e durante o seu trabalho criou grande identificação com os jogadores – principalmente com os líderes Cleber Santana, Leandro Silva, Diego, que também estão no grupo nesta temporada.
Hemerson Maria pendurou as chuteiras em 1994, pelo Atlético do Alto Vale. Naquele mesmo ano foi campeão estadual pelo Figueirense. Em 2001, ele começou sua carreira de treinador nas categorias de base do Guarani de Palhoça. No mesmo ano passou para o Figueirense, onde trabalhou 10 anos com os meninos do Scarpelli.
Hemerson Maria – treinador
Continua depois da publicidade
2001 – Categorias de Base do Guarani de Palhoça
2001 – Guarani de Palhoça – Série B do Catarinense
2001 – Categorias de Base do Figueirense
2011 – Time de juniores do Avaí
2012 – Avaí
2012 – Red Bull Brasil
2013 – Crac – GO
2013 – Avaí