Alunos, pais, professores e funcionários da Escola Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, em Florianópolis, fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira pedindo melhorias urgentes na instituição. De acordo com a direção, a última reforma aconteceu em 2005, e a quadra de esportes está interditada há cerca de três anos.

Continua depois da publicidade

Alunos protestam por nova quadra em escola da Vargem Grande

A escola atende 750 alunos do 1º ao 9º ano, além do curso de Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Munidos de apitos, cartazes e gritando palavras de ordem, os estudantes percorreram ruas de Canasvieiras para chamar a atenção do poder público:

Manifestação de alunos pedindo reforma da Escola Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras

Continua depois da publicidade

— Quando são coisas pequenas eu vou tentando dar um jeito, coloco um cimento, troco uma porta. Mas tem muita rachadura em parede, muro, forro caindo. Esse ano vieram e pintaram só a fachada, mas por dentro continuaram os problemas — relata.

Pedro Neri Leite era um dos pais de alunos presentes. Ele tem uma filha no 2º ano na escola e diz que está preocupada com os problemas:

— O pior mesmo é a situação do ginásio. Quando chove eles ficam sem educação-física, e no verão é um sol muito quente. Já prometeram uma reforma faz tempo, mas até agora nada _ lamentou.

Continua depois da publicidade

Projeto de reforma do ginásio será licitado, diz Secretaria de Educação

Em entrevista à rádio CBN, a secretária municipal de educação, professora Maria José Costa Brandão, que assumiu a pasta esta semana, informou que a situação financeira da Prefeitura não permite uma reforma total, mas o ginásio e a biblioteca serão reformados, além de dar continuidade na pintura da unidade:

— Nós estamos em uma crise financeira grande na Prefeitura, mas temos várias obras acontecendo, reformas de vários ginásios, construção de outros e hoje a gente está praticamente com todas as escolas com ginásios prontos, faltando ainda algumas. O da Escola Osmar Cunha, especificamente, o projeto já está pronto, foi encaminhado para o comitê gestor esta semana e deve iniciar a licitação em seguida, assim que o comitê gestor me der o aval. É um projeto que foi orçado em R$ 477 mil e está completamente pronto — explicou.