Sob gritos de “queremos quadra, queremos futebol”, os quase 900 alunos da escola Albertina Madalena Dias, no bairro Vargem Grande, em Florianópolis, protestaram pela falta de quadra de esportes na instituição na manhã desta quarta-feira. A iniciativa partiu dos próprios estudantes e o pedido foi autorizado pelo diretor Rubens Fernandes.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Há pouco mais de três meses a quadra da escola, que atende crianças da educação infantil até o ensino fundamental completo, foi interditada. Os alunos estão sem aula de educação física e a comunidade sem opções de lazer, já que o local também era utilizado por eles nos finais de semana.
_ O problema é que apesar da escola ter interditado a quadra, tem criança que pula o muro para brincar à noite e nos finais de semana _ disse a presidente da Associação de Moradores da Vargem Grande, Simone Dias de Azevedo, salientando o fechamento da quadra prejudica a todos.
Continua depois da publicidade
_ Será que vão esperar acontecer alguma coisa? _ questionou.
Outro problema causado pela falta de espaço para as crianças é o barulho que elas provocam no pátio da escola, atrapalhando as aulas que estão sendo ministradas enquanto parte dos estudantes estão no “intervalo”.
Prazos
No dia 12 de abril, um laudo do engenheiro responsável por avaliar a quadra foi encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura em caráter de urgência, pedindo a contratação da obra para desmonte da estrutura. Mas até o momento, nada foi feito.
No documento, o profissional destacou a deformação das treliças da cobertura, frouxidão nos estirantes estabilizadores, corrosão inicial em pilares e corrosão avançada em uma das treliças da extremidade sul, o que poderia causar o desabamento da cobertura.
Continua depois da publicidade
O primeiro processo de licitação já foi aberto, mas não houve candidatos. Um segundo deve encerrar no próximo dia 31. Caso não haja participantes novamente, alunos, professores, pais e toda a comunidade farão um novo protesto, com paralisação das ruas, para chamar atenção para o problema.
O diretor fez questão de enfatizar, ainda, que, além da quadra, a escola como um todo precisa de melhorias.
_ Já passou da hora de termos uma nova escola para atender a demanda da comunidade _ afirmou.