Por um lado, os mais de 40 dias de chuva em Joinville serviram para diminuir a poeira que atingia as casas e comércios da rua Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro, mas, por outro, a falta de uma trégua no tempo ruim ajudou a aumentar os buracos e complicar o tráfego na via, uma das principais ligações entre a região central e o bairro Bom Retiro, que também funciona como binário para a avenida Santos Dumont.

Continua depois da publicidade

Neste cenário, são mais de três anos de obras de recapeamento asfáltico até ampliação das redes de esgoto.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Insatisfeitos com a situação, leitores entraram em contato com “AN” por meio de ligações telefônicas e e-mails, para pedir uma reportagem sobre o assunto. O estado da via atrapalha moradores, motoristas e o comércio.

– Faz oito anos que abri meu negócio aqui. Nesse meio tempo, já vi diversos colegas fecharem as portas ou terem de lidar com quedas bruscas no faturamento. As pessoas evitam passar por aqui. O tráfego é difícil – desabafa o comerciante Danilo Strauss.

Continua depois da publicidade

De acordo com ele, que abriu seu comércio na esquina das ruas Tenente Antônio João e General Câmara, o transtorno das obras não tem afetado apenas o comércio local.

– Há poucos anos, não precisava andar muito na Tenente para se deparar com uma obra começando. Hoje, as empreiteiras e imobiliárias estão se afastando daqui. E não é tanto por conta das obras e, sim, pelo fato de que ninguém é capaz de nos dar um prazo de conclusão – diz Strauss.

Drama parecido vive a comerciante Anelise Baumer. Depois de ter o trecho em frente a sua loja aberto por máquinas em 2014, ela relata que gradativamente o movimento diminuiu até obrigar a família a tomar a decisão de fechar as portas.

– Não tinha mais o que ser feito. A gente sempre pergunta quando isso vai ter um fim, e ninguém consegue responder. Dizem que temos de esperar que o tempo melhore. Convenhamos que é uma desculpa bem conveniente para se dar em Joinville – afirma a aposentada.

Continua depois da publicidade

De acordo com moradores e motoristas, a situação se agravou em outubro quando a pavimentação no trecho entre a General Câmara e a avenida Santos Dumont foi interrompida para a instalação de uma adutora pela Companhia Águas de Joinville.

– Tudo parou e os buracos voltaram a aparecer. Parece que não tem fim – ressalta Strauss.

Contraponto

De acordo com a Companhia Águas de Joinville, a empresa realizou obras para a ampliação dos sistemas de drenagem na rua Tenente Antônio João nos últimos dias, por isso a comunidade teria notado as máquinas da empresa trabalhando no local.

A expectiva, se o tempo cooperar, é de que as obras sejam concluídas em duas semanas pela companhia. Depois, a Prefeitura teria cinco dias para liberar a ordem de serviço, autorizando a empresa que fará a pavimentação da via a começar as obras.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a Prefeitura confirma que aguarda a conclusão dos trabalhos pela Águas de Joinville para retomar as obras.