O Ministério da Educação (MEC) criou nesta terça-feira, via portaria, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação para aprimorar a segurança online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O grupo será responsável por discutir e otimizar os fatores relacionados à tecnologia da informação, sendo presidido pelo secretário executivo do MEC Luiz Cláudio Costa.
Continua depois da publicidade
:: Saiba como entrar na Universidade de Coimbra com a nota do Enem
:: Professores analisam livros indicados para Udesc de Inverno 2014
O comitê ficará responsável pelo sistema de inscrição online, pela vista pegagógica das redações (quando o aluno pede vistas da redação após a nota ser publicada, apenas para consulta) e mais outros procedimentos. O objetivo será orientar as ações de segurança da informação e comunicações relacionados ao Enem.
Continua depois da publicidade
Outras “missões” do comitê são a definição de recursos tecnológicos necessários para o cumprimento do cronograma, a definição dos formatos das bases de dados e o acompanhamento e aprimoramento do sistema integrado de monitoramento do Enem.
Uma prova, várias funções
No ano passado, mais de 5 milhões de candidatos fizeram o exame. A prova do Enem foi aplicada nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado foi divulgado no dia 3 de janeiro.
Em 2014, as provas ainda não têm data definida, mas se especula que ocorram nos dias 8 e 9 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as instituições de ensino onde o exame pode ser aplicado estão sendo consultadas sobre a disponibilidade da data.
Continua depois da publicidade
A nota do exame pode ser usada para a participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Na semana passada, a Universidade de Coimbra (em Portugal) tambémpassou a aceitar a nota do Enem para ingresso de estudantes estrangeiros.
Continua depois da publicidade