Pela primeira vez e depois de uma certa insistência do juiz corregedor do Sistema Prisional de Joinville, João Marcos Buch, o Comitê de Segurança Pública do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joinville se reuniu na manhã de quarta-feira para detalhar a atual situação da segurança pública.
Continua depois da publicidade
Com a presença de entidades policiais e governamentais, os representantes elaboraram um documento que será entregue ao governador Raimundo Colombo, com as principais reivindicações de Joinville, como reformas urgentes no Presídio Regional e aumento de efetivo policial.
As denúncias de tortura no presídio e os recentes atentados em Joinville também entraram em discussão. O relatório com os pedidos será entregue a Colombo sexta-feira, quando ele estará na cidade para assinar a ordem de serviço da duplicação da Santos Dumont.
O investimento será de R$ 600 mil. O dinheiro para a reforma do muro do entorno, por exemplo, no valor de R$ 34 mil, já está disponível. O gerente de infraestrutura da SDR, Fabiano Lopes de Souza, acredita que as obras devem começar nos próximos dias. O grupo ainda irá pedir a construção de uma unidade reservada para presos de alta periculosidade.
Continua depois da publicidade
Para o Presídio Regional, ainda existe a necessidade de um ambulatório e de melhorias do setor de visitas – que contará com a parceria do Conselho Carcerário de Joinville. A ampliação de vagas na penitenciária industrial foi outra necessidade apontada. O problema de superlotação no Presídio poderia ser amenizado com a transferência os presos já julgados para a penitenciária.
Atualmente, de acordo com o juiz João Marcos Buch, o presídio conta com 900 presos, enquanto o espaço comportaria 550. O aumento de salário para agentes que atuam dentro do presídio também foi discutido durante o encontro.
O diretor do Presídio Regional, Cristiano Teixeira da Silva, lembrou que há poucos agentes interessados em trabalhar no setor administrativo das prisões. Como nessas áreas não se ganha hora extra, acabam sendo desvalorizadas.
Continua depois da publicidade
A sugestão que ficou é oferecer gratificações. A próxima reunião do comitê está prevista para o dia 7 de março, na SDR Joinville, quando devem ser eleitos o coordenador, o relator e o secretário do comitê.
LEIA MAIS: