Um grupo de deputados da Câmara Federal deve vir ao Estado no próximo mês para acompanhar o andamento das investigações contra o ex-parlamentar Nilson Nelson Machado, o Duduco, 52 anos. Ex-deputado estadual e ex-vereador de Florianópolis, ele é suspeito de cometer abusos contra os ex-internos do Lar do Tio Duduco, que mantém há mais de 30 anos na Capital. Ele nega as acusações.
Continua depois da publicidade
O caso veio à tona no início de maio, depois que reportagens da RBS TV mostraram o depoimento de quatro pessoas – três delas da mesma família – que afirmam ter sido vítimas de Duduco e uma ex-funcionária que confirma a denúncia, embora nunca tenha presenciado nada.
A comissão de parlamentares, todos integrantes da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara, deve desembarcar em Florianópolis na segunda quinzena de junho, com base em um requerimento solicitado pela deputada Carmen Zanotto. O grupo prevê a realização de audiências públicas e ouvir Duduco, as vítimas, delegados e promotores.
– Só o que se sabe, até agora, são as informações noticiadas pela imprensa. Com esse trabalho, queremos ir além, descobrir tudo o que há por trás dessa denúncia, além de dar chance dele falar, junto com todos os demais – disse Carmen.
Continua depois da publicidade
A suposta denúncia segue sendo investigada pela 6a Delegacia de Polícia Civil, a pedido do Ministério Público que, há 15 dias, devolveu o inquérito à polícia por alegar falta de provas para indiciar Duduco. Ontem, o delegado Ricardo Guedes da Cunha solicitou um novo prazo e deve concluir as novas investigações em duas semanas. Até agora, uma única vítima nova apareceu.