De acordo com pesquisa divulgada pela Fecomércio, este ano, os catarinenses pretendem gastar mais com o presente do Dia das Mães. Diante desse dado, A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis está incentivando a abertura das portas até mais tarde e aposta no incremento das vendas.

Continua depois da publicidade

O estudo apontou que em Santa Catarina, as pessoas devem gastar quase R$ 13 a mais em relação ao ano passado. E para atender a esta demanda, o comércio de rua de Florianópolis terá um horário especial neste sábado. As lojas poderão ficar abertas até as 18h.

Com isso, os catarinenses terão mais tempo para gastar na segunda melhor data para o varejo – que fica atrás apenas do Natal.

A estimativa da CDL diante deste cenário de gastos maiores por parte dos catarinenses é de um crescimento de 4,5% em relação a 2011.

– Nos dias que antecedem a data o movimento aumenta muito e o horário estendido no sábado é uma opção principalmente para quem não tem disponibilidade de comprar nos dias úteis – explica Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Vestuário deve liderar as vendas

Ainda segundo dados da Fecomércio, vestuário é o artigo preferido de 40,9% dos consumidores catarinenses no Dia das Mães. Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar no interesse de 20,4%. Pelo menos 19% devem gastar com calçados e bolsas, e 10,2% com flores. Apenas 8,5% demonstram querer comprar eletrodomésticos.

A pesquisa indica também que 62,6% dos catarinenses pretendem pagar suas compras à vista. E boa parte deve ser paga com cartão de débito. Somente 10,1% dos entrevistados pela Federação disseram parcelar no cartão de crédito.