Os catarinenses pretendem gastar mais com o presente do Dia das Mães neste ano. O tíquete médio da compra no Estado passou de R$ 110,51, em 2011, para R$ 123, em 2012, revela pesquisa da Fecomércio de SC.
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Entre as cidades pesquisadas pela Fecomércio, apenas em Criciúma e Joinville os preços diminuíram em relação ao ano anterior. Neste ano, o Dia das Mães, que é a segunda melhor para o varejo, atrás apenas do Natal, será comemorado no domingo, dia 13.
Estão na preferência dos consumidores os artigos de vestuário (40,9%), os perfumes e cosméticos (20,4%), os calçados e bolsas (19%), as flores (10,2%) e os eletrodomésticos (8,5%). Na pesquisa por cidade, alguns produtos destoam da média estadual. Destaque para as flores em Blumenau (20,2%) e Chapecó (15,9%), para os eletrodomésticos em Lages (12,3%), para as joias em Florianópolis (5,4%), e para artigos de decoração em Criciúma (5,7%).
A forma de pagamento predominante será à vista, opção escolhida por 62,6% dos entrevistados pela Fecomércio. Boa parte das compras também deve ser paga à vista no cartão de débito (13,3%), à vista no cartão de crédito (12,1%) e parcelada no cartão de crédito (10,1%), o que demonstra a pouca disposição dos catarinenses em fazer dívidas neste Dia das Mães.
Os consumidores de classe média devem representar 65,7% da movimentação percebida nas lojas do Estado nos próximos dias. Em seguida, aparecem os que têm rendimentos entre R$ 706 e R$ 1.126 (16,1%). Questionados sobre sua situação financeira, 47% dos entrevistados afirmaram estar em um patamar melhor do que no mesmo período do ano passado. Outros 36% disseram que estão na mesma situação. E apenas 12% tiveram piora nos rendimentos.
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Foram entrevistados 3.340 consumidores entre os dias 23 e 27 de abril.
Os resultados da pequisa ainda indicam que a maioria dos entrevistados (72,2%) comprará no comércio de rua, seguida pela parcela de pessoas que buscará seus presentes nos shoppings (27,3%). Catálogos terão 4,2% da preferência dos consumidores e as vendas online também apareceram, com 2,2%.
O resultado deve se confirmar também em incremento das vendas. A previsão da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de SC é de um aumento de 4,5% nas vendas do comércio catarinense com relação ao mesmo período de 2011.
Além dos presentes, é comum que o Dia das Mães seja marcado por programações diferenciadas. Na pesquisa da Fecomércio, entre os que pretendem fazer um passeio ou encontro, 13% disseram preferir levar as mães para almoçar ou jantar em restaurantes.
Desfile nas ruas para atrair cliente
Em Florianópolis, o comércio de rua está preparando atrativos extras para impulsionar as vendas deste Dia das Mães. Lojistas das ruas Vidal Ramos, Francisco Tolentino e Conselheiro Mafra, no Centro, montaram uma programação com atrações musicais, desfile de moda e promoções. As atividades começam nesta segunda-feira e seguem até o próximo sábado.
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Na Rua Vidal Ramos, que após o projeto de revitalização transformou-se num shopping a céu aberto, o Vidal Ramos Open Shopping, a principal atração será um desfile de moda, com passarela montada na rua, para apresentar a coleção outono-inverno das 30 lojas participantes do projeto. O desfile será na terça, das 12h às 14h.
Segundo a coordenadora da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos da Acif, Rose Macedo Coelho, com a revitalização, a rua está sendo novamente reconhecida como um ponto interessante para compras.
– Com o projeto, reconquistamos boa parte do nosso público. A meta, agora, é fidelizar os clientes e atrair novos frequentadores.