Os comerciantes do Mercado Público são resistentes a ideia de abrir as portas nos domingos e feriados. Em uma enquete feita pela prefeitura de Florianópolis, que fica online até 23 de maio, mais da metade dos 11 mil que votaram até esta terça-feira se manifestou a favor da mudança _ 73,06 % querem o lugar aberto nos domingos das 9h às 14h. Atualmente, o regulamento de um dos principais pontos turísticos da Capital impede o funcionamento em domingos e feriados, além de limitar o horário de abertura dos boxes nos sábados entre 8h e 15h.

Continua depois da publicidade

>> Ala Norte do Mercado Público tem apenas 13 boxes funcionando

>> A Hora de SC quer saber sua opinião sobre o funcionamento do Mercado Público nos fins de semana

O comerciante Marcos Aurino dos Santos, proprietário do Açougue Aurino, que está no Mercado Público há 49 anos, diz ser contra a ideia de mudança. A perda do único dia de folga é o principal argumento do empresário, que diz que nas vezes em que abriu o estabelecimento nos domingos não valeu a pena financeiramente.

Continua depois da publicidade

– Não tem movimento no domingo que justifique abrir as portas, porque o Centro fica vazio – disse.

Outra questão levantada por Inácio da Silva, do tradicional Empório Mania da Ilha, é a falta de segurança nos finais de semana. E até Fillip Santos, responsável pela Peixaria Nelson Santos, que há mais de 10 anos abre aos domingos, concorda com a maioria.

– Não tem nada que pague um dia de descanso. A gente abre para evitar que o produto fique parado, estrague, mas é preferível não abrir – comentou.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Administração, a consulta não vai dar uma definição de qual o horário de funcionamento do fim de semana. Os resultados serão usados para uma futura discussão entre prefeitura e comerciantes para que se reformule o regulamento de funcionamento do novo Mercado Público.

Na mesma enquete é possível dar sugestões sobre o funcionamento do Mercado Público. No fim da votação, dia 23, a prefeitura divulgará alguns dos temas enviados pelos internautas.

A opinião dos comerciantes

Marcos Aurino dos Santos – Açougue Aurino

“Não tem movimento no domingo que justifique abrir as portas, porque o Centro fica vazio”

Continua depois da publicidade

Inácio da Silva – Empório Mania da Ilha

“Quem votou no domingo tem que passar por aqui para ver como é. Os lixos virados, não tem policiamento, fica tudo deserto. Não tem segurança”

Ari Rachadel – Bazar Caramuru

“Eu sou contra. A gente abre todos os dias das 7h às 19h e temos direito de um dia de folga”

Francisco Carlos – Peixaria do Chico

“O prefeito trabalha domingo? Então porque a gente vai ter que abrir?”

Paulo Cesar Silveira – Peixaria Silveira

“Tem domingo que pode dar movimento, mas tem outros que não vai vender nada. Seria interessante se revezasse. Em um final de semana abre duas peixarias, no outro abre mais duas. Mas se não for assim, os boxes que abrirem vão dividir os prejuízos”

Continua depois da publicidade

Fillip Santos – Peixaria Nelson Santos

“Não tem nada que pague um dia de descanso. A gente abre para evitar que o produto fique parado, estrague, mas é preferível não abrir”

Douglas Guimarães – Central Pesca e Camping

“Não vende nada no domingo. Vão tudo para o shopping”