Passados pelo menos 20 dias da reabertura da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis, apenas 13 dos 76 boxes disponíveis já abriram suas portas. A maior parte em funcionamento são lojas de calçados, setor que predominava na antiga configuração, todas na parte interna. Uma tabacaria, três lojas de artesanato, uma de chocolates e outra de cintos também já atendem o público.

Continua depois da publicidade

A movimentação de clientes era pequena na manhã desta terça-feira. Muitos utilizavam os corredores apenas como passagem. Nos boxes vazios havia movimentação de obras para abertura. A aposentada Maria Luiza de Lima Azambuja costuma frequentar o Mercado Público, e ficou decepcionada.

>> Peixarias do Mercado Público de Florianópolis atendem em novo local

>> Ala sul do Mercado Público de Florianópolis é fechada

Continua depois da publicidade

>> Bar do Alvim se despede com samba depois de 57 anos no Mercado Público

>> Cortina do Tempo: comfira como era o Mercado Público na década de 1970

– Achei que a reforma deixou a desejar. Vim conhecer, mas com tudo fechado fica ruim. Ainda mais uma cidade turística como a nossa – disse.

Um grupo de turistas de Blumenau estava visitando o local, mas também ficou desapontado com o pequeno número de estabelecimentos abertos.

Comerciante espera que as coisas melhorem

O comerciante Alexandre Aguiar era do ramo dos calçados, mas resolveu mudar de área na licitação e abriu uma tabacaria, a primeira da história do mercado. Apesar do movimento fraco, ele está esperançoso com o futuro.

Continua depois da publicidade

– Teve um pouco de burocracia, mas consegui a licença na primeira semana. Acho que as coisas vão melhorar, e vamos nos tornar um mercado modelo. Vejo todo mundo que está chegando com espírito de pegar junto – disse.

Projetos precisam ser aprovados por comissão

A demora na abertura dos boxes, segundo a assessoria de comunicação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), está ocorrendo pois muitos projetos não estavam adequados às normas de segurança, e os vencedores da licitação precisaram refazê-los.

>> População quer a abertura do Mercado Público nos finais de semana

>> Comerciantes do Mercado Público são contra abertura de boxes aos domingos

>> Confira como era a Praça da Alfândega de Florianópolis na década de 1960

>> Boxes da Ala Norte do Mercado Público começam a ser entregues

Cerca de 30 projetos já foram aprovados pela comissão do órgão e foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Após este passo, ainda precisam ser analisados pelo Corpo de Bombeiros. O major Jesiel Alves, do Corpo de Bombeiros, explicou que ainda está em análise o projeto geral da obra do Mercado Público, e nesta semana foi devolvido para a empresa responsável para últimos ajustes de segurança.

Continua depois da publicidade

Somente após aprovação e expedição do alvará para a Ala Norte os comerciantes deverão fazer os pedidos individualmente, porém alguns já se adiantaram.

– Os que estão instalados estão utilizando licenças antigas, que eram válidas por um ano, porém precisam fazer um novo pedido de vistoria, já que a estrutura mudou – disse.

Ele destaca que as aprovações dos projetos pelos órgãos são independentes, e no caso dos Bombeiros são vistoriados itens de segurança.

Continua depois da publicidade