Será sepultado na tarde desta segunda-feira, às 16 horas, no Cemitério Municipal de Guaramirim, o comerciante Geraldo Deretti, 66 anos. Ele foi morto a facadas durante uma tentativa de assalto no domingo, em Guaramirim. O crime foi cometido por um adolescente de 17 anos, que está temporariamente numa cela da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Jaraguá do Sul. O menor aguarda vaga num Centro de Atendimento Socioeducativo (Casep) da região.

Continua depois da publicidade

O velório acontece na Capela Bom Jesus, no Centro, marcado pela comoção e revolta dos familiares e amigos, que esperam por Justiça. O comerciante deixou duas irmãs, três filhos e seis netos.

A irmã Catarina Ruon, 70 anos, lembra que Geraldo comprou o mercadinho perto de casa há cerca de dois anos, em busca de um trabalho mais tranquilo. O idoso foi caminhoneiro até se aposentar e também já teve um ferro velho.

– Ele também adorava jogar bocha com os amigos. Era uma pessoa alegre e bondosa – resume.

Continua depois da publicidade

O adolescente vai responder ato infracional por latrocínio consumado (roubo seguido de morte) e latrocínio tentado. De acordo com o delegado de Guaramirim, Daniel Dias, a principal suspeita é que o menor de idade tenha invadido a casa de Geraldo, no bairro Amizade, para roubar um malote de dinheiro do caixa do mercado no qual o idoso era dono.

Com o adolescente foram encontrados o celular de Geraldo, um anel e correntes de prata do inquilino, Dirceu Gregory, que mora na mesma casa. Gregory foi atingido com uma facada no ombro quando tentava impedir a fuga do adolescente, mas está bem.

Dias destaca que o menor tem passagens por assalto e furto e uma internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), de São Paulo. Ele mora em Guaramirim com a mãe há cerca de dois meses, no mesmo bairro em que Geraldo vivia.

Continua depois da publicidade