Iniciou por volta das 9h20 a reunião que irá decidir sobre a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de alunos a partir de 2014 junto com o vestibular. O costume é que os pareceres colocados em votação no Conselho Universitário (Consun) sejam ratificados, e as apostas são de que essa tendência se repita hoje.

Continua depois da publicidade

Mesmo que isso aconteça, não será o fim da discussão. Ainda neste ano, os 76 integrantes do Consun deverão decidir sobre a utilização do Sisu a partir de 2015.

Saiba mais:

>>> Comissão Especial recomenda que UFRGS não adote o Sisu

>>> Conselho Universitário decide nesta sexta se UFRGS adotará Sisu em 2014

Continua depois da publicidade

A adoção do sistema, desenvolvido pelo Ministério da Educação e baseado nas provas do Enem, começou a ser tratada na UFRGS a partir de uma proposta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A previsão era reservar 30% das vagas de graduação ao Sisu, seguindo o exemplo da maior parte das universidades federais. As demais vagas continuariam a ser preenchidas pelo vestibular tradicional.

O aprofundamento da proposta coube a uma comissão especial formada por cinco integrantes do Consun e cinco do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Após um mês de trabalho, o grupo sugeriu que o Sisu não seja usado em 2014 “por razões técnicas e legais”.

Uma dificuldade seria a necessidade de definir que pesos as provas do Enem teriam para acesso em cada curso da UFRGS, tema que deveria ser aprofundado junto às comissões de graduação das diferentes unidades. O outro problema é que as inscrições para o Enem já se encerraram. Alunos que não se inscreveram e que se sentirem prejudicados por concorrer a apenas 70% das vagas poderiam, na avaliação da comissão, ir à Justiça.

Na reunião hoje de manhã, o Consun tem autonomia para tomar qualquer decisão – inclusive definir um modelo no qual o Sisu já valha na UFRGS a partir de 2014. Mas essa hipótese é considerada pouco provável.

Continua depois da publicidade