O julgamento que apura o assassinato do universitário Diogo Cuiabano de Medeiros, 26 anos, teve início por volta das 9h40min desta quinta-feira, no Tribunal do Júri de Florianópolis. A sessão estava prevista para começar às 9 horas, mas houve atraso no início dos trabalhos para que a entrada dos interessados no Salão do Júri ocorresse de forma organizada. Cerca 150 pessoas acompanham o julgamento, entre estudantes de direito, profissionais da área e servidores envolvidos diretamente na sessão.

Continua depois da publicidade

O júri decidirá o futuro de Leonardo dos Passos Pereira, 21 anos, acusado de matar Diogo ao atingi-lo no pescoço com um copo. Segundo a denúncia do Ministério Público, os fatos aconteceram após um esbarrão entre os dois, no banheiro da boate Fields, em março de 2015. Diogo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Preso desde a noite do crime, Leonardo foi denunciado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que impediu a defesa da vítima). Se condenado, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Para o MP, o crime teve motivação fútil, pois decorreu de uma “situação manifestamente desproporcional entre a ação e o resultado do comportamento do agente delitual”. Leonardo também teria impedido a defesa de Diogo porque o acertou numa região vital, conforme aponta a denúncia.

Continua depois da publicidade

No decorrer do processo, Leonardo alegou que estava levemente embriagado e disse não conhecer a vítima. A defesa deve trabalhar com a tese de que o golpe com o copo foi resultado de um reflexo após o esbarrão.

A primeira testemunha ouvida nesta quinta-feira foi um ex-professor do réu. Conforme o professor, profissional de educação física, Leonardo sempre teve um temperamento tranquilo.

Um bombeiro que trabalhava na casa noturna no dia do crime também foi ouvido por acusação e defesa. Ele comentou detalhes do que viu após ser chamado para os procedimentos de socorro.

Continua depois da publicidade

Familiares de Diogo e de Leonardo acompanham o júri em lados opostos da sessão.

Leia mais notícias:

Quatro testemunhas abrem júri de acusado de matar estudante em boate, em Florianópolis

Marcado julgamento de autor de assassinato em casa noturna, em Florianópolis