Começou a ser montada nesta semana a nova estrutura de uma das duas esteiras de exportação a granel do porto de São Francisco do Sul – paralisada há quase 50 dias depois de uma parte ceder. A peça foi construída no Rio Grande do Sul e deve ser erguida ao corredor de exportação entre segunda ou terça-feira (1º de maio), conforme projeção da administração do SCPar Porto de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Porto de São Francisco do Sul permanece com capacidade de operações reduzida

Luis Furtado, diretor-presidente da unidade portuária, destaca que a partir de erguida a peça, as operações no terminal graneleiro devem ser normalizadas em até 20 dias. Ele explica que a demora tem justificativa, uma vez que o a administração do porto assumiu a manutenção com o aporte de cerca de R$ 8,5 milhões para que a reforma sirva para corrigir todos os problemas do corredor de exportação e não meramente uma medida paliativa.

Para tanto, uma equipe formada por 29 pessoas trabalha na reestruturação do “tripper” para o carregamento nos navios, priorizando a segurança. Até à tarde desta quinta-feira, 26, quatro navios encontravam-se na barra e a estimativa é de que 70% da capacidade de preenchimento de carga esteja sendo contemplada.

Continua depois da publicidade