A Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) informa que depois da paralisação de 24 horas desde as 7h de quinta-feira, nesta sexta a coleta de lixo em Florianópolis volta a ser feita normalmente.

Continua depois da publicidade

Serão realizados os roteiros alternados de segunda, quarta e sexta, e a coleta diária no Centro e nos balneários da Operação Verão. Os usuários que geralmente têm o lixo recolhido na terça, quinta e sábado durante o dia, terão coleta no sábado.

Onze bairros de Florianópolis onde a coleta é feita na terça, quinta e domingo à noite só terão coleta no domingo. As residências ficarão pelo menos cinco dias sem a coleta, mas como na última terça, feriado de carnaval, alguns prédios não contavam com zelador para receber os empregados da Comcap, moradores podem ficar uma semana com lixo ocumulado. Os bairros afetados são Coloninha e Fátima, no Continente, e Itacorubi.

No Residencial Burle Marx, na rua Amaro Antonio Vieira, bairro Itacorubi, desde terça-feira 12 contêiners de lixo, de 240 litros cada, estão lotados. São 126 apartamentos e cerca de 500 moradores no condomínio. O zelador Jocelino Lopes, 39 anos, diz que na terça-feira não foi realizada a coleta. A Comcap afirma que a coleta no local foi realizada na terça, e que a próxima está prevista para domingo à noite, mas está disposta a avaliar a situação do bairro.

Continua depois da publicidade

Confira o esquema de coleta para os próximos dias

– Roteiros alternados de terça, quinta e sábado (período do dia): terão coleta no sábado.

– Roteiros alternados de terça, quinta e domingo (período da noite): terão coleta só no domingo.

Paralisação

Em decisão tomada durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM) na manhã de quinta-feira, os funcionários da Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) paralisam as atividades das 7h de hoje até as 7h de sexta. Não haverá coleta de lixo na cidade durante este período.

As principais exigências dos trabalhadores são a manutenção dos postos de trabalho dos funcionários do estacionamento da empresa no Aterro da Baía Sul, que será fechado no próximo sábado; a implantação de um plano de aposentadoria na empresa; e a implementação do Plano de Resíduos Sólidos pela Prefeitura.

Continua depois da publicidade

O presidente da Comcap, Ronaldo Freire, lamenta a decisão de paralisar os serviços de limpeza pública e de coleta de lixo na Capital por 24 horas. Segundo ele, os três itens da pauta da assembleia que deliberou pela paralisação na manhã desta quinta-feira, já haviam sido previamente tratados pela direção da empresa, em rodadas de negociação com o Sintrasem. Freire também diz que não há motivos para uma greve.

Deliberou-se, ainda, que dentro de 15 dias será realizada nova assembleia. Há indicativo de greve por tempo indeterminado se até lá as reivindicações não forem atendidas. Depois da assembleia, os funcionários saíram em passeata em apoio à assembleia dos motoristas de ônibus e seguem para o gabinete do prefeito Cesar Souza Júnior.