Especialista em nado peito e atual recordista da prova nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Eduardo Fischer fez história na natação. Entre 1995 e 2012, conquistou mais de 50 medalhas e participou de duas Olimpíadas, Sydney 2000 e Atenas 2004. Hoje ele é fonte de incentivo para os jovens e deseja que sua participação nas competições em Lages tenham caráter formador, principalmente para os iniciantes no esporte.

Continua depois da publicidade

— Nos primeiros Jasc, lá em 1994, lembro de nadar na raia ao lado do Xuxa (o medalhista olímpico Fernando Scherer) a prova dos 100 metros borboleta. Se algum moleque tiver a mesma lembrança minha daqui alguns anos, já estará valendo — destaca.

Atleta cai, pedala 15 km machucada e fica com a prata no ciclismo nos Jasc

Fischer é um dos 185 atletas – 93 homens e 92 mulheres – que começaram a cair na água aquecida do Clube de Caça e Tiro nesta quarta-feira. Aos 37 anos, o convite para disputar os Jogos não teve como ser recusado.

Continua depois da publicidade

— Sempre digo que é o meu último Jasc, mas o pessoal da secretaria de esportes pediu e aqui estou — diz o nadador, que divide os treinamentos com o trabalho de advogado tributarista.

Recordista da prova dos 100 metros peito com o tempo de 59seg20, o atleta acredita que não terá como bater o recorde com o atual nível de preparação dos competidores. E ressalta o papel dos Jasc na carreira de qualquer nadador.

Histórias que inspiram o renascimento dos Jasc em Lages

— Para mim foi um divisor de águas, principalmente porque ganhei a primeira medalha em 1995, em Rio do Sul, quando tinha 15 anos, e decidi que queria ser um nadador olímpico. A participação nos Jasc pode ser um trampolim para algo maior — avisa.

Continua depois da publicidade

Fischer é atualmente o coordenador da regional sul da Confederação Brasileira de Desportos Aquática (CBDA). Está fora do circuito de grandes competições e destaca a organização de Santa Catarina na modalidade. Para ele, o Estado perde apenas para São Paulo e Minas Gerais, consideradas potências do país em termos de clubes e investimentos.

— Entre as 27 federações, Santa Catarina está entre as melhores — frisa Fischer, que disputa a prova dos 100 metros peito na quinta-feira.

Leia mais:

Jasc iniciam em Lages e já tem medalhista no atletismo e no ciclismo

Lages é oficializada como sede dos Jasc em 2017

Confira outras notícias sobre os Jasc