Para verificar a regularidade da Licença Ambiental de Operação concedida para a Subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) na região da Tapera, o Ministério Público Federal requisitou à Fundação do Meio Ambiente (FATMA) cópias e detalhes sobre programas e medidas Gestão Ambiental, Monitoramento de Ruído, Reintegração Paisagística, Programa Global de Resíduos e Plano de Contingenciamento para o Sistema. Estes programas foram requisitos da FATMA em 2008 para a concessão da licença ambiental à subestação.
Continua depois da publicidade
O MPF também solicitou à FATMA informações sobre quais serão as orientações determinadas para o destino das produções e equipamentos de maricultura na região mantida sob embargo, no Sul da Ilha. A Fundação terá 10 dias para comprovar as providências tomadas.
Além disso, a procuradora da República Analúcia Hartmann requisitou com urgência o levantamento de estações e subestações de energia elétrica que utilizem substâncias perigosas semelhantes às presentes no Ascarel. As medidas objetivam evitar outros acidentes.
Continua depois da publicidade