Com letras que falam da luta das pessoas transgêneros, o clipe Elevação Mental atingiu quase um milhão de views no Youtube uma semana após ter sido publicado. A música é composta por Triz, rapper de apenas 18 anos que se identifica como transgênero não-binário.

Continua depois da publicidade

Logo no começo do clipe, Triz avisa que não representa o rap feminino, muito menos o masculino, mas sim o rap nacional, e pede a todos que respeitem a sua identidade de gênero neutro (“E pra quem quer saber, o meu gênero é neutro, cê não precisa entender, só precisa ter respeito”). Nas letras, ainda descreve como sofre preconceito no dia a dia e faz um apelo para que isso acabe: “Brasil, país que mais mata pessoas trans, espero que a estatística não suba amanhã. Me diz, por que o jeito de alguém te incomoda? Sobre a minha carne, cê não tem autoridade, não seja mais um covarde de zero mentalidade”.

Em uma entrevista ao site Papelpop, Triz comentou que é muito difícil ver pessoas LGBT fazendo rap, que classificou como “um estilo extremamente machista e intolerante”.

Assista ao clipe:

Inglesa expert em teoria feminista é o destaque do congresso Mundos de Mulheres nesta quinta-feira

Continua depois da publicidade

Congresso Mundos de Mulheres vai reunir 8 mil em Florianópolis

Sozinhas: histórias de mulheres que sofreram violência no campo

Falsa proteção: Estado catarinense falha na proteção à vítima de violência doméstica