O orçamento familiar apertado deve fazer os joinvilenses botarem o pé no freio nas compras para o Dia das Mães. Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) e da Fecomércio-SC divulgada nesta terça-feira indica que o gasto médio com presentes neste ano na cidade será de R$ 125,86, bem abaixo da média prevista para o Estado, que é de R$ 188,55. O tíquete é o menor verificado pelo levantamento, que também consultou consumidores de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Itajaí.
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Na mesma pesquisa realizada em 2013, o joinvilense aparecia com a maior expectativa de gastos – R$ 180,56, bem acima da média do Estado, de R$ 151,39. Enquanto o tíquete médio estadual avançou 24,5%, o de Joinville sofreu uma queda de cerca de 30%.
Um dado da pesquisa explica bem a situação: apenas 17% dos joinvilenses disseram estar em melhor situação financeira hoje em relação a 2013. No Estado, este índice sobe para 41,7%.
Para Jani Floriano, chefe do departamento de economia da Univille, outros dois fatores justificam a reviravolta. O primeiro é o aumento do número de famílias joinvilenses inadimplentes, que subiu 54% em um ano, segundo levantamento divulgado pela própria Fecomércio-SC em fevereiro.
Conforme a pesquisa, 21.493 famílias da cidade têm dívidas não pagas em atraso. O estudo ainda revelou que subiu de 2.557 para 8.059 aquelas que admitiram não ter condições de quitar débitos vencidos.
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– A redução do tíquete médio é um reflexo do aumento do endividamento – analisa Jani.
O outro motivo seria o intervalo de tempo menor do que o normal entre a Páscoa e o Dia das Mães. Com a proximidade das comemorações neste ano, o consumidor que gastou com chocolates estaria com parte da renda comprometida, o que explicaria a intenção menor de consumo para a data, sugere Jani.
Comércio prevê crescimento tímido nas vendas
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Grendene, prefere minimizar os resultados da pesquisa. Ele lembra que Joinville vive um momento de pleno emprego e que é difícil apontar um gasto médio do consumidor. Apesar do cenário desfavorável da economia, ele projeta um crescimento entre 1% e 2% nas vendas do Dia das Mães deste ano. Mas, para isso, conta com uma forcinha do clima.
– O tempo tem que colaborar. O frio precisa aparecer para ajudar nas vendas – diz.
O grande trunfo do comércio devem ser as promoções. Segundo o estudo, o varejo joinvilense é o que mais deve explorar esse artifício para atrair clientes – 59% das lojas da cidade indicaram que essa deve ser a principal ação desenvolvida, enquanto a média estadual é de 29%.
Os itens mais procurados pelo consumidor joinvilense serão peças de vestuário (47,5%) e perfumes e cosméticos (13,5%). As compras serão realizadas principalmente em shoppings (50,2%) e no comércio de rua (47%). A grande maioria (85%) vai realizar o pagamento à vista, enquanto apenas 14,5% vão recorrer ao parcelamento ou ao cartão de crédito.
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