Durante a entrevista de sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff, além de anunciar que a assinatura para ordem de serviço da BR-280 sai na próxima terça, também falou sobre algumas ações para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, de Joinville. Segundo ela, o governo federal vai começar alguns estudos em janeiro para apurar a realidade técnica do local.

Continua depois da publicidade

O objetivo é descobrir se é necessário ampliar a pista. Também serão analisados o pátio e o terminal de passageiros, e se será preciso construir outro terminal. Depois, será elaborado um anteprojeto. Os estudos durarão, no máximo, três meses.

– Estamos já, antecipadamente, investindo em uma coisa que é o sistema de pouso por instrumentos e também na estação meteorológica. É o sistema de pouso por instrumento no aeroporto que nós queremos que fique pronto em março de 2014 – disse a presidente.

O objetivo é ampliar a capacidade operacional do aeroporto joinvilense, mesmo nos momentos de baixa visibilidade.

Continua depois da publicidade

– O aeroporto de Joinville está agora sendo estudado sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil, mas quem está executando os estudos é o Banco do Brasil, que está nos ajudando nessa licitação. O Aeroporto de Joinville tem capacidade para atender 600 mil passageiros por ano, cobre uma região de 19 municípios e ele é muito importante regionalmente.