Motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Blumenau fizeram novas paralisações durante esta segunda-feira e prometem novas mobilizações para terça-feira. Os atos ocorreram nos terminais do Garcia e da Fortaleza. Os trabalhadores seguem com os atos desde sábado, quando as paralisações ocorreram nos terminais Aterro, Fonte e Proeb.
Continua depois da publicidade
Os trabalhadores da Blumob voltaram a cruzar os braços em protesto à falta de diálogo com a empresa na negociação das cláusulas trabalhistas. A primeira paralisação ocorreu no terminal do Garcia e durou aproximadamente 30 minutos, mesmo tempo que levou o protesto das 14h na Fortaleza.
De acordo com Pradelino Moreira da Silva, presidente do Sindetranscol, o sindicato que representa a categoria, os trabalhadores decidiram seguir com as paralisações mais curtas em diferentes terminais ao invés de uma greve ou paralisação prolongada, e por isso os atos devem continuar e há possibilidade de novas paralisações temporárias nos próximos dias.
Segundo o presidente, os atos estão sendo feitos para que as negociações sejam retomadas. O último encontro entre trabalhadores e patrões ocorreu durante a uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Florianópolis, mas não houve acordo. Moreira afiram que a categoria não está discutindo as cláusulas econômicas, mas sim outros pontos da convenção que, de acordo com ele, retiram direitos dos trabalhadores.
A reportagem tentou contato com a Blumob através da assessoria de imprensa, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
::: Em protesto, funcionários do transporte coletivo interrompem serviço em Blumenau
::: Nova tarifa do transporte coletivo de Blumenau passa a valer neste sábado