Com ondas de 2-3 pés, sem vento e com um muito frio, os surfistas caíram nas ondas da Praia da Joaquina para a quinta fase do SuperSurf. Sessenta surfistas de onze estados do país enfrentaram o mar gelado para disputar as 16 vagas para a rodada classificatória para as quartas de final. Entre eles, quatro podem tirar a liderança do ranking brasileiro de Flavio Nakagima, o também paulista Thiago Guimarães, o baiano Marco Fernandez, o capixaba Krystian Kymerson e o cearense Messias Felix.
Continua depois da publicidade
Ex-morador de rua corre Supersurf em Florianópolis
Campeão brasileiro em 2010, Jean da Silva marca presença na Joaca
Os primeiros a garantirem seus nomes entre os finalistas foram o catarinense Willian Cardoso e o jovem pernambucano Gabriel Farias, o mesmo que já tinha se destacado na quinta-feira ao barrar os líderes do ranking, Flavio Nakagima e Hizunomê Bettero. Desta vez, ele despachou o paranaense Peterson Crisanto e o carioca Raoni Monteiro, que até o ano passado defendeu o Brasil na elite mundial do WCT. Gabriel só não superou Willian Cardoso, que venceu a última edição do SuperSurf na Praia da Joaquina em 2008 e passou em primeiro lugar.
Continua depois da publicidade
– Estou muito feliz. A Joaquina amanheceu estranha hoje (sábado), muito difícil, mas agora à tarde, com a maré cheia, as ondas voltaram a aparecer no inside, onde a formação está melhor para fazer as manobras. Eu só procurei achar as ondas certas para fazer meu trabalho e deu tudo certo – disse Willian Cardoso.
Willian vai disputar as duas primeiras vagas para as quartas de final, às 8h na bateria que vai abrir o domingo do SuperSurf. Seus adversários serão o paulista David do Carmo, campeão brasileiro de 2013, o pernambucano Luel Felipe e outra grande surpresa dessa etapa, o paraibano José Francisco, o Fininho.
– Você olha aqui de fora e pensa que tem altas ondas, mas lá dentro está muito difícil de se posicionar. O bom foi que eu mantive a calma e estou feliz por ter passado mais uma bateria em primeiro lugar. Agora é descansar e imaginar tudo aquilo que já vivi aqui, para ver se tudo se realiza mais uma vez – finalizou Cardoso. ?
Continua depois da publicidade
Confira a programação de domingo do SuperSurf
8h: Sexta fase com quatro baterias de 25 minutos
1.a: Willian Cardoso (SC), David do Carmo (SP), Luel Felipe (PE), José Francisco (PB)
2.a: Krystian Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA), Bino Lopes (BA), Gabriel Farias (PE)
3.a: Messias Felix (CE), Renato Galvão (SP), Franklin Serpa (BA), Caio Ibelli (SP)
4.a: Thiago Guimarães (SP), Leonardo Neves (RJ), Jessé Mendes (SP), Alan Donato (PE)
9h40min: Quartas de final com quatro baterias de 25 minutos
11h20min: Semifinais com duas baterias de 25 minutos
12h40min: Final do SuperSurf com duração de 30 minutos