O Figueirense venceu o São Caetano neste sábado por 3 a 1, mas alguns nomes que vinham jogando bem não apareceram no time titular de Adilson Batista. Ricardo Bueno, artilheiro desde que chegou com seis gols em quatro jogos, foi poupado e ficou no banco de reservas. Porém foi acionado quando o time precisou ir ao ataque. Batista explica que o calendário é complicado e que pensa no bem do grupo para preservar os jogadores.

Continua depois da publicidade

– Não tem nada a ver com receio devido ao que ocorreu no início do ano. Mas nós precisamos fazer esse rodízio porque nosso calendário é complicado. Isso é feito lá fora e é elogiado, aqui se cria várias coisas em cima disso. Porque é receio, porque está inventando moda. Além do mais, isso também mantém o grupo motivado e gera oportunidades. Os atletas vão entrando, vamos mudando. Claro que é importante ter um padrão, ter um sistema e torcedor saber quem joga, mas temos jogos seguidos. São 12 dias e quatro jogos, mais viagens. Isso cansa.

Mas as decisões de Adilson são tomadas junto com a comissão técnica e departamento médico. E claro com os jogadores. Com base nos resultados do exame de creatina quinase (CK), alguns atletas podem ser indicados para serem poupados. Quando maior o índice nesse exame, mais fisicamente cansado está o organismo do jogador. Além de Bueno que começou no banco, o volante Nem também foi cotado para ser poupado, mas Adilson só tirou ele no segundo tempo da partida.

– A gente procura ser verdadeiro com os jogadores e eles aceitam bem. O importante é pensar pelo grupo. No caso do Nem, eu estava pensando em poupá-lo, porque ele não vinha jogando e teve um sequencia de jogos e eu tinha preocupações. Falei com ele, senti dele e disse que jogar todos queriam, mas que era preciso agir com sinceridade e pensar no grupo. Começou o jogo e quando estávamos ganhando o jogo com um jogador a mais, tirei ele – explicou Batista.

Ricardo Bueno não queria ter ficado de fora da partida, mas respeitou a decisão da comissão. Adilson Batista garantiu que o jogador volta contra o Paysandu. Wellington Saci e André Rocha também retornam ao time. O jogo contra o Paysandu será na terça-feira, 21h50min em Belém.

Continua depois da publicidade