Tu que é guri pequeno, já imaginasse que, em vez dos táxis paradões ali na Praça XV, bonde puxado a burro? Pôsh teve ali no Centro de Flonópsh entre os anos 20 e até 34. Os antigos contaram pros mais novos, e tem gente que sabe bem dereitinho porque esse transporte público, que era arrastado em trilhos, se escafedeu-se. No dia 25 de setembro de 1934, deu um rebuceteio ali pela praça e os quiridus que tinham uns 20 anos ficaram tão enfezados que jogaram bonde, burro e tudo no mar. Como não tinha aterro, era másh fácil chegar na água.
Continua depois da publicidade
Ixpia todas as colunas já publicadas!
Hora estreia coluna escrita em Manezês, o dialeto de Floripa
Pouco ônsh
Continua depois da publicidade
Os bondes eram de madeira e dava pra tirar os encostos. De vez em quando os quiridus tiravam, principalmente quando chegava ali na Agronômica, onde um mundaréu de gente subia. Que nem a raça agoniada no Ticen dijaôji, tásh compreendendo? Aliás, na época já tinha ônsh, mas não era muita gente que usava. Tanto é que quando o trânsito começou a ficar escangalhado, principalmente deposh da construção da Ponte Hercílio Luz, tiveram que proibir uns mazanzas de andar a cavalo no Centro.
Quedê?
Adispôsh, em 1937, quando era uma carraria e todo mundo pegava ônsh, tiraram os trilhos, que foram usados nos postes da companhia telefônica.
Aliásh
Naquela época os burro puxavam os bondes. Dijaôji tá cheio é de jumento no volante.
::: 10 coisas que tu não sabiash sobre o calçadão da Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis
Na outra esquina
Rapázi, fômo seco e trocamo uma das informaçõnsh da coluna passada, sobre o calçadão da Felipe Schmidt. A papelaria Record ficava realmente na esquina da Trajano com o Calçadão, só que do outro lado, e não onde fica hoje a Catarinense. Uma dos que avisou a gente foi o monxtro do seu Henrique Dias, 70 anos. “Ali antes era a Farmácia Central, da família do Aldo Rocha” disse o seu Henrique. Tôbrigado pra vocêgi! Com ajuda assim, fazer a coluna fica mamão com açúcre.
Continua depois da publicidade
Altos rango!
Um dos másh tradicionais restaurantes da cidade também fica na finaleira da Felipe Schmidt: o Lindacap, que tem 50 anos. O Carlos Bortolotti escreveu pra lembrar. Ô môsagrado, adispôsh dessa, chega lá com o jornalinho Hora debaixo do braço mais a quirida e pede pra rangar de graça, ô!