O governador Raimundo Colombo assina na tarde desta quinta-feira a ordem de serviço para os trabalhos de revitalização da SC-407, que liga os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. O processo licitatório demorou cerca de três meses e foi vencido pela empreiteira Compesa, do grupo Pedrita, de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Obras de revitalização da SC-407 devem começar em outubro

O serviço custará R$ 6,9 milhões e tem um prazo de 365 dias para conclusão a partir da data do início dos trabalhos. De acordo com o diretor de operações do Deinfra, Delbi José Canarim, a Compesa tem até um mês para começar as obras a partir da assinatura da ordem de serviço, porém a obra pode começar antes.

— Eles têm autorização para começar já na semana que vem se quiserem — afirmou Canarim.

Continua depois da publicidade

Rodovia SC-407, que liga Biguaçu a Antônio Carlos, está tomada por buracos

Após promessa , líderes comunitários cancelam ato por melhorias na SC-407

A notícia foi recebida com entusiasmo na prefeitura de Biguaçu. Segundo o prefeito em exercício, Vilson Norberto Alves (PP), a luta das comunidades do Alto Biguaçu e Antônio Carlos para a recuperação da rodovia é antiga e finalmente será contemplada.

— É um momento de grande alegria. A recuperação da rodovia é fundamental. Mesmo diante de toda essa dificuldade financeira que vivemos, é de se destacar a hombridade do governador em cumprir a sua palavra. Aquela região abriga toda a parte produtiva do nosso município, com os produtores de grama e hortaliças. Além disso, temos a Petrobras e a fábrica da Coca-Cola (Vonpar) por ali — afirmou.

Vilson agradeceu também o empenho da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), do prefeito de Antônio Carlos, Paulo Remor, e do deputado estadual João Amin, que preside a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa. Segundo ele, foram parceiros fundamentais para que a obra pudesse finalmente sair do papel.

Continua depois da publicidade

O edital prevê a melhoria dos 15 quilômetros da estrada com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e obras complementares. O fornecimento de materiais asfálticos também é de responsabilidade da vencedora da licitação.

A situação precária da rodovia vem sendo acompanha pelo Hora de Santa Catarina desde 2015, quando uma reportagem mostrou os diversos buracos espalhados pelo trecho. No fim do ano passado, diante da pressão dos usuários da rodovia, o Deinfra realizou um serviço emergencial de tapa-buracos. Passado quase um ano do serviço, no entanto, o asfalto voltou a ceder em diversos pontos da estrada, inaugurada em 1983.