Com a chegada da Primavera, os dias começam a ficar mais quentes e já dá aquela vontade de ir para a rua. Para quem visita ou mora em Florianópolis, o primeiro impulso é aproveitar uma das mais diferentes praias para tomar sol, jogar frescobol, mas isso não é a única opção que a cidade tem a oferecer. Separamos alguns passeios e dicas do que fazer na cidade, assim você pode se agendar para aproveitar o tempo ao ar livre.

Continua depois da publicidade

Leia também:

::: Um giro cultural pelo Centro de Florianópolis

::: Confira fatos e personagens inusitados no blog De Olho nas Ruas

Continua depois da publicidade

::: Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Foto: Mariana Della Justina, Agência RBS

A fortaleza é um bom local para quem quer associar passeio histórico com belezas naturais. Com uma bela vista e museu de artefatos arqueológicos, a fortaleza ainda possui exposição permanente de rendas de bilro que podem ser compradas pelos visitantes. Se der sorte, você ainda pode encontrar uma típica rendeira da ilha para conversar sobre essa tradição de origem portuguesa.

Endereço: Servidão José Cardoso de Oliveira, Jurerê Internacional

Horário de funcionamento: das 9h às 17h na baixa temporada e das 9h às 18h na alta temporada. Acesso fica fechado entre 12h e 13h.

Preços: R$ 8 inteira e R$ 4 meia-entrada. Crianças de até 5 anos e adultos com mais de 60 não pagam

Contato: (48) 3721-8302

::: Parque Estadual do Rio Vermelho

Foto: Guto Kuerten, Agência RBS

Cerca de um quilômetro de trilha em meio à Mata Atlântica ouvindo o barulho dos animais silvestres. É esse o clima encontrado pelos visitantes do parque. Os agendamentos para os dias de semana são importantes. São cerca de 40 minutos de percurso guiado onde você fica conhecendo o trabalho de reabilitação de bichinhos do Centro de Treinamento de Animais Silvestres em grupos de até 30 pessoas.

Continua depois da publicidade

Endereço: Rodovia João Gualberto Soares, a SC-406, no Rio Vermelho, próximo a entrada da praia do Moçambique

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9h ás 17h.

Entrada gratuita

Contato: (48) 3665-4492 ou pelo e-mail trilha@fatma.sc.gov.br

::: Museu arqueológico ao ar-livre

Foto: Edu Cavalcanti, BD, 27/7/2011

No Costão da Praia do Santinho os visitantes tem acesso a um verdadeiro museu arqueológico ao ar livre. Caminhando por deques, é possível ver inscrições rupestres e oficinas líticas de comunidades que viveram por aqui entre mil e 4 mil anos atrás. São dois sítios arqueológicos: uma 200 metros da praia e outro a 800, com acesso um pouco mais complicado.

Endereço: Costão da Praia do Santinho, no canto direito da praia

Horário de funcionamento: livre

::: Parque Ecológico do Córrego Grande

Foto: Fábio Gevaerd Suzuki, Arquivo Pessoal

Para quem tem criança em casa é uma das melhores opções. Além dos bichinhos e de trilha ecológica, o parque de cerca de 21 hectares possui parquinho e quadras esportivas para passar o tempo. Durante a semana, os visitantes podem ainda agendar visitas ao borboletário Woody Benson, que possui espécies de insetos nativos da Ilha de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Endereço: Rua João Pio Duarte Silva, Córrego Grande

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h

Entrada gratuita

Contato: (48) 3269-9551

::: Santo Antônio de Lisboa

Foto: Alvarélio Kurossu, Agência RBS

O bairro do Norte da Ilha de SC é uma boa opção para quem busca um local para ver o pôr do sol (e fotografar), assim como os vizinhos Sambaqui e Cacupé. Além disso, é possível visitar a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, uma das mais antigas da Capital catarinense, e conhecer o trabalho de artistas da região em uma das feiras ou casas de artesanato.

Endereço: Rua Cônego Serpa e Estrada Caminho dos Açores

Horário de funcionamento: livre