Até a conclusão dos exames, cinco pacientes permanecem em isolamento no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt sob suspeita de contágio pela bactéria super-resistente KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), em Joinville. Os resultados que ficariam prontos nesta quarta-feira devem ser divulgados nesta quinta e definem se o grupo continua isolado. Caso sejam positivos, eles ficam em observação e isolamento. Se for negativo, os pacientes seguem normalmente o tratamento para a enfermidade que motivou a entrada na unidade hospitalar.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região
Um homem de 75 anos deu entrada no hospital no ano passado e teve a bactéria identificada no organismo. Ele retornou à emergência nesta última sexta-feira, no período da tarde, deixando a equipe do Regional em alerta. Quando ele chegou ao local, mais um homem de 78 anos estava no mesmo ambiente. Assim como três mulheres, uma de 23, outra de 53 e uma terceira de 62 anos, que também permanecem internado na área de isolamento.
Normalmente são feitas quatro coletas de material para exame em cada pessoa. O swab, um tipo de cotonete, é usado para coletar material nasal e retal. Exames de sangue e urina completam os procedimentos, que podem ser ainda mais especializados através do “lavado brônquico” para os pacientes que passam por traqueostomia (procedimento que abre um canal na traqueia através do pescoço).
Continua depois da publicidade
Todos que têm contato com os pacientes seguem a “medida de precaução”. Luvas são sempre usadas para qualquer manuseio de objeto dos leitos de isolamento, mesmo que o profissional da saúde não tenha contato com o paciente. A limpeza também é diferenciada. Primeiro o quarto é higienizado com água e detergente para, então, ser feita a desinfecção com álcool 70% e hipoclorito de sódio.