Após pedalar 23 dias a partir de Buenos Aires, a dupla da organização Biciactivistas chegou em Florianópolis na tarde desta quarta-feira. Os dois ciclistas, o arquiteto argentino Julian Grobe, de 28 anos, e o urbanista francês Nicolas Dubois, de 25 anos, querem chegar ao Rio de Janeiro de bike e no percurso conhecer a situação da mobilidade ciclística em mais de 50 cidades.
Continua depois da publicidade
Confira as imagens dos ciclistas em Florianópolis
Em média, eles pedalam 65 quilômetros por dia para conseguir completar os 2,8 quilômetros para chegar a terra do Cristo Redentor no último dia do ano. O objetivo é fazer um documentário que mostre as melhores estratégias encontradas que unam bicicleta e sustentabilidade e incentivar cidades, como Buenos Aires – onde eles vivem – a melhorarem suas infraestruturas ciclísticas.
Em Santa Catarina, Julian e Nicolas entraram por Passo de Torres, seguiram por Tubarão e chegaram em Laguna. Na cidade de Anita Garibaldi, acharam complicado ter de passar sobre os trilhos do trem para atravessar as vias. Chegaram em Palhoça por volta das 16h desta quarta-feira. Lá, foram recepcionados pelo Bike Anjo (grupo de voluntários, que ensinam a pedalar na Capital), que os orientaram sobre rotas seguras para entrarem em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– Vamos conversar com as entidades de cicloativistas, os moradores e buscar entrevistar as autoridades para conhecer as soluções e problemas cicloviários da cidade. Imagino que deve ter muitos desafios por ser uma Ilha, com muitos relevos – avalia Nicolas.
No Brasil, uma das boas impressões foi na cidade de Sapiranga, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. A cidade industrial, de 85 mil habitantes, chamou a atenção pelo uso da bicicleta pela população.
– Conheci famílias com oito bicicletas em casa, enquanto na garagem tinha duas motos e apenas um carro. É um exemplo bom, mesmo sem ter muita infraestrutura, as pessoas usam a bike, que é a melhor ferramenta para melhorar a qualidade de vida urbana, é menos poluente e gera um melhor convívio social – defende o urbanista.
Continua depois da publicidade
A dupla ficará três dias em Florianópolis, onde participa na sexta-feira da Bicicletada da Paz, na sexta-feira, às 19h, com partida da pista de skate da Trindade. Depois seguem para São Francisco do Sul e Joinville.