Alguns obstáculos durante as pedaladas têm incomodado um ciclista de Joinville. A reclamação é pela falta de segurança na ciclofaixa da rua 15 de Novembro, no bairro Vila Nova. Marcio José Domingues, de 38 anos, é quem reclama. Ele, que adotou a bicicleta como seu principal meio de transporte, passa todos os dias pela rua para ir trabalhar.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Domingues observa que os tachões da ciclofaixa estão fora da margem, facilitando o acidente entre duas bicicletas. Também reclama das curvas estreitas numa ciclovia que é compartilhada.
Continua depois da publicidade
– São vários problemas na via até a chegada do Vila Nova. É um trajeto bem perigoso – disse o ciclista, que disse já ter esbarrado em ciclistas no trecho.
Ele reclama das placas e postes que atrapalham a passagem dos ciclistas.
– Um dia, eu estava vindo, aí vinha um menino do Centro. O que ele fez? Ele pulou para a pista para desviar. E se viesse um carro? Ele seria atropelado – relata o paranaense, natural de Campo Mourão.
Aos fins de semana, o ciclista denuncia que o trecho da ciclofaixa que fica próximo ao viaduto serve de estacionamento para os carros de pessoas que frequentam uma igreja da localidade. Ele diz ainda que caminhões de uma oficina da região também ocupam indevidamente a ciclofaixa.
Continua depois da publicidade
– É perigoso, porque já é pista de rolamento. Aí é caminhão, é carro. Quantos tombamentos que eu já não vi nessa curva? É bem perigosa – reclama.
Marcio, que tem três bicicletas, diz que 99% da sua locomoção são de bike. Quando não dá, ele usa o transporte coletivo. Ele se preocupa, pois ciclistas que praticam turismo rural na Estrada Comprida costumam passar pelo local e acabam deixando a ciclofaixa por causa da falta segurança. Em outro trecho, o ciclista revela que prefere usar a calçada, porque não tem espaço para duas bicicletas passarem.
– Tem que passar fazendo malabarismo. Senão, bate – disse.
Homem morre ao cair de bicicleta em buraco em Joinville
Consultada, a Prefeitura de Joinville informou que a rua 15 de Novembro deverá passar por melhorias na sua malha viária, no sentido Centro/bairro. Com isso, haverá adequações também na ciclovia. A execução da obra, que será realizada em parceria com o governo do Estado, depende de recursos financeiros e não há previsão para execução. Quantos às melhorias pontuais, a Prefeitura informou que as reclamações foram encaminhadas para análise do Departamento de Trânsito, que é responsável pela sinalização viária.
Continua depois da publicidade
De acordo com a base do DATASUS, entre 2008 e 2013, ao menos 100 ciclistas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Joinville.
* Alex Sander Magdyel é aluno do 7º semestre do curso de jornalismo do Bom Jesus Ielusc e faz estágio em “AN” desde março.