O ano está chegando ao fim com uma lista de conquista para a Cia Sandra Baron. Após circular pelo estado com o projeto Baú de Histórias, do Sesc, ser selecionada pelo Ministério de Cultura para apresentações durante a Copa do Mundo e ser escolhida para gerir as atividades culturais do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Vila Lenzi, a companhia fecha 2014 com mais uma celebração. O grupo foi vencedor do Prêmio de Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, pelo projeto Circuito de Contação de Histórias.
Continua depois da publicidade
O projeto foi executado em 2012 e em 2013. Alunos de escolas da cidade eram levados até a Biblioteca Municipal, para conhecer o espaço e assistir a uma contação de história. Foram 57 apresentações de 19 narradores cênicos de diversas cidades do estado. Cerca de cinco mil alunos foram contemplados e os resultados foram sentidos rapidamente.
– Cerca de 80% dos alunos nunca haviam estado na Biblioteca. E depois do projeto, o número de sócios e de locações aumentou em 20% _ conta Sandra Baron.
Promovido pela Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio tem abrangência nacional e escolheu 52 projetos em todo o País. Mais que reconhecer o trabalho realizado, o prêmio compartilha a ideia com as demais entidades brasileiras, mostrando bons exemplos de projetos que podem ser realizados em qualquer uma das mais de seis mil bibliotecas públicas e comunitárias do País.
Por esse motivo, todos os inscritos enviaram um passo a passo e cederam os direitos autorais, permitindo que outras entidades repliquem as boas ideias Brasil afora.
Continua depois da publicidade