A confiança de que o abastecimento de água será tranquilo em Itapema durante o Carnaval fez com que prefeitura e Conasa Águas de Itapema definissem o religamento dos chuveiros na orla ainda nesta semana. A decisão foi inclusive confirmada no Painel Sol, quando o presidente da Faaci, Leonardo Nunes, questionou o representante da concessionária sobre a situação dos chuveirinhos.
Continua depois da publicidade
– Por prudência, podemos religar quinta ou sexta-feira. Temos condições de passar o Carnaval com as torneiras abertas – respondeu o superintendente de operações da empresa, Tiago Ramos Eyng.
Já em Balneário Camboriú a Emasa é mais cautelosa e programa reativar os 40 equipamentos da avenida Atlântica só depois da Quarta-feira de Cinzas.
– A questão dos chuveiros não é o consumo propriamente dito, porque eles representam muito pouco em relação ao resto da cidade. É mais educativo, de consciência, das pessoas entenderem que todos precisam economizar – destacou o diretor técnico da Emasa, André Ritzmann.
Continua depois da publicidade
Para as próximas temporadas, as duas cidades estudam a possibilidade de instalar sensores e cobrar um valor simbólico pela utilização dos chuveiros, com o objetivo de disciplinar o uso da água, evitando por exemplo o desperdício com lavação de cadeiras e guarda-sóis.