A falta de chuvas no Litoral Norte fez o nível do rio Perequê, que divide Itapema e Porto Belo, baixar 30 centímetros. Para evitar que falte água nas torneiras a Casan lançou um alerta: a população precisa economizar água.

Continua depois da publicidade

O superintendente regional da companhia na Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho, informou que o nível está abaixo do normal há 10 dias. A companhia afirmou que o abastecimento está garantido até o fim desta semana, mas é necessário poupar.

Caso essa estiagem estivesse ocorrendo perto de 31 de dezembro, quando as cidades estão cheias, seria difícil evitar falta de água. De acordo com o responsável pelo laboratório de climatologia da Univali, Sergey Araújo, não chove na região desde 15 de janeiro.

Em Itapema, a prefeitura vai desligar temporariamente os chuveiros da praia para evitar o desperdício. Os mais de 20 pontos começariam a ser desativados ontem, e não existe previsão para o religamento. Isso só deve ocorrer, segundo o município, quando a situação se normalizar.

Continua depois da publicidade

Em Porto Belo, a divulgação sobre a necessidade de poupar água está sendo feita pela Casan. Mesmo sem um problema generalizado na cidade, a falta de chuva já começa a refletir em problemas pontuais, como falta de água para casas localizadas na subida de morros ou perto dos finais das linhas de abastecimento. Em Bombinhas, a prefeitura iniciou uma campanha no Facebook para conscientizar os moradores contra o desperdício.

Rodízio

O alerta da Casan para evitar o desperdício é destinado também a outras regiões do Estado. Não está descartada a adoção do sistema de rodízio no abastecimento como medida emergencial. Ainda assim, Coutinho lembra que se houver economia não haverá necessidade de racionamento.

Um levantamento inicial e monitoramento da Diretoria de Operações e Meio Ambiente indica que na região Oeste a situação dos mananciais de água já começa a ficar abaixo do nível ideal nos municípios de Pinhalzinho, Xaxim e Seara. Na região do Planalto Norte, em Santa Cecília, e no Norte, em Araquari, também há escassez.

Continua depois da publicidade

Tempo permanece abafado

O tempo não muda ao longo desta semana nas cidades da região. Além da falta de chuva, o calor e a sensação de abafamento permanecem até o fim de semana, com predomínio do sol. Isso ocorre devido a uma massa de ar quente que atua sobre a região e impede o avanço de frentes frias. As temperaturas variam entre 24°C e 35°C, com ventos de até 20 quilômetros por hora.

A chuva necessária para que o nível do rio Perequê, em Itapema e Porto Belo, volte a subir não deve aparecer antes da metade do mês. De acordo com a Central RBS de Meteorologia, nos próximos dias podem ocorrer pancadas isoladas em algumas cidades, mas volume significativo no Litoral Norte só a partir do dia 15.