Fortes chuvas deixaram prejuízos nas cidades do Planalto Norte. Até a noite da última segunda-feira, sete municípios decretaram situação de emergência e uma pessoa pode ter sido vítima de afogamento.

Continua depois da publicidade

Os municípios de Porto União, Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis , Timbó Grande, no Norte, e Xavantina e Campo Êre, no Oeste, que tiveram decretos homologados, continuam sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

O mau tempo começou na semana passada e provocou o aumento do nível dos principais rios da região, deixando comunidades inteiras ilhadas e 113 famílias desabrigadas, segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Édson Antocheski. na segunda-feira, 60 famílias estavam desalojadas.

Um corpo foi encontrado na madrugada de sábado para domingo, no bairro Santa Rosa, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas em Porto União. Em uma análise preliminar da perícia, José Vieira, 50 anos, teria sido vítima de afogamento. Ele foi encontrado em uma área alagada.

Continua depois da publicidade

O nível do rio Iguaçu começou a subir um centímetro a cada três horas. Uma família precisou da ajuda da Defesa Civil para ser retirada de casa após um deslizamento, no bairro São Bernardo do Campo. Até ontem, 41 famílias estavam desalojadas e 24 desabrigadas. Cerca de 90 pessoas foram acolhidas em dois ginásios.

Em Três Barras, a situação é ainda mais crítica. Pelo menos 500 pessoas já foram afetadas e 81 famílias estão desabrigadas. A queda de pontes e barreiras nas principais rodovias de acesso –BR-476 e SCT-280 – tem comprometido o trânsito. Casas e repartições públicas ficaram danificadas. O rio Canoinhas ultrapassou o nível de alerta de 5,80 metros, atingindo a marca de 6,25 metros.

Comunidades rurais de Canoinhas também foram atingidas. No bairro Campo D?Água Verde, na área urbana, casas também ficaram ilhadas. Até o momento, 19 famílias estavam desalojadas e duas desabrigadas. A chuva deu uma trégua e a previsão é de que o Sol apareça entre nuvens nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade