A chuva que caiu durante a madrugada desta segunda-feira deixou ao menos 25 ruas alagadas e 30 residências inundadas em Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil municipal, o Rio Sangradouro, na Armação, atingiu o nível máximo e transbordou pouco mais de 30 centímetros nesta manhã. Os bairros mais afetados foram Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Lagoa da Conceição e Campeche.

Continua depois da publicidade

Apesar da inundação, não há desabrigados na cidade. Segundo o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, a maioria das residências em que a água entrou é de dois pavimentos e os moradores conseguiram levantar os móveis. O nível do rio, que segue sendo monitorado pelo Corpo de Bombeiros e pela prefeitura, deve baixar ao longo do dia.

— Nós estamos monitorando e buscando alternativas para que o nível do rio diminua mais rápido. Mas certamente a chuva tem que parar para isso acontecer — contou Luiz.

Além das casas atingidas, ruas e avenidas alagadas também seguem sendo monitoradas. Funcionários da Comcap trabalham para desentupir e limpar os bueiros. A expectativa é que a situação seja resolvida ainda hoje.

Continua depois da publicidade

Orientações

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atendem aos chamados de emergência pelos telefones 199 e 193. A orientação dos órgãos de segurança é para que os moradores que percebam situações de risco, em especial nos morros, verifiquem os arredores das residências. Muros, postes e árvores inclinadas devem deixar os moradores em alerta, assim como rachaduras. Nesses casos, as pessoas devem se abrigar em um local seguro e chamar a Defesa Civil.

A chuva também preocupa os municípios que fazem divisa com Florianópolis. Em São José, a Defesa Civil da cidade se reuniu nesta manhã para avaliar a situação e se preparar para atuar em casos de emergência. A Central de Vídeo de São José monitora as áreas de risco, principalmente nos rios e canais.

Previsão para próximos dias no Estado

Entre terça e quarta-feira o tempo será de muitas nuvens, mas com menos chuva. Além dos volumes diminuírem de intensidade, a chuva fica mais concentrada entre o Litoral e o Planalto. Já na quinta-feira, a tendência é de formação de uma nova frente fria no Estado. Com isso, o dia será de trovoadas e temporais isolados no Norte, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

— Apesar da sexta-feira ainda ter muitas nuvens entre a madrugada e a manhã, finalmente um ar seco e frio deverá chegar ao Estado trazendo novamente a presença do sol e tempo seco ao longo do dia. Esse tempo bem seco deverá entrar no fim de semana que vem — afirmou a técnica em meteorologia da RBS TV, Bianca Souza.

Leia mais notícias:

Previsão de chuva até a sexta-feira deixa SC em estado de alerta

Semana começa nebulosidade, períodos de melhoria e chuva em SC

Lages, na Serra Catarinense, registra em um dia mais chuva esperada para o mês inteiro