Santa Catarina já contabiliza os estragos causados pelas fortes chuvas nos últimos dias em algumas regiões. Em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, um motociclista foi atingido pela queda de uma árvore, causada por um desmoronamento, na SC-435 por volta das 16h deste domingo.

Continua depois da publicidade

Segundo a Polícia Militar de São Bonifácio e Águas Mornas, que atenderam a ocorrência, a vítima, Kevin Kraus Preis, de 17 anos, faleceu no local. Ele estaria sozinho na motocicleta no momento do desmoronamento.

Chuva forte de domingo provocou queda de muro, deslizamentos e muitos estragos em Jaraguá do Sul

O secretário da Defesa Civil Milton Hobus sobrevoou no final da manhã desta segunda a cidade de Imbuia, no Vale do Itajaí, que foi atingida por uma enxurrada no final de semana. Só no sábado, choveu mais de 80 milímetros em pouco mais de uma hora na cidade. Conforme o secretário, o problema é que cerca de quatro pontes da parte baixa cidade não comportam mais o fluxo de água e terão que ser substituídas.

Continua depois da publicidade

Chuva provoca alagamentos em Balneário Barra do Sul

No início do ano, serão enviados técnicos para realização dos estudos necessários para instalar as pontes com maior vazão de água. Eles também receberão kits de transposição de obstáculos para os casos mais urgentes. Os estragos e números de casas atingidas em Imbuia ainda não foram calculados, afirma Hobus.

O secretário também destacou os estragos em Botuverá, cidade do Vale do Itajaí, que também sofreu com alagamentos no final de semana. Além disso, citou os prejuízos em Vidal Ramos, com seis pontes destruídas, Joinville, Schroeder e Jaraguá do Sul:

— Cada dia é uma surpresa. Vamos ter dois meses de muita preocupação — finaliza.

Maiores acumulados de chuva entre 10h de domingo e 10h desta segunda:

Joinville 94mm

Araquari 86 mm

Corupá 82 mm

Jaraguá do Sul 76 mm

Garuva 71 mm

Angelina 69 mm

Guaramirim 64 mm

São Francisco do Sul 61 mm

Santa Rosa de Lima 58 mm

Previsão do tempo

Nesta semana, a previsão é de pancadas de chuva associadas ao calor da tarde, típicas de verão em SC. A chuva com volume diário entre 10 e 30 mm, estará acompanhada de descargas elétricas (raios), e especialmente na tarde de quinta-feira, 31 de dezembro, a passagem de uma frente fria traz risco de temporais isolados, com rajadas de vento forte e chance de queda de granizo principalmente do Meio-Oeste ao Litoral do Estado.

Continua depois da publicidade

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas através do telefone (48) 3664-7056.