A chuva forte esperada para a tarde deste sábado não chegou ao Planalto Norte. As Defesas Civis das cidades se preparam para o alerta emitido para esta noite e para o domingo, quando pode chover até 60 milímetros em 24 horas, número considerado alto pelo órgão de proteção. Por enquanto, a situação é tranquila nas cidades.

Continua depois da publicidade

Na tarde deste sábado, a chuva caiu fraca na região. As nuvens até deram espaço para o mormaço. Nenhuma ocorrência grave foi registrada em decorrência das chuvas. No começo desta noite, a chuva, no entanto, começou a engrossar.

Apenas em Rio Negrinho que uma família precisou ser levada para um abrigo. Por conta de problemas na tubulação da rua, a casa ficou alagada. Em São Bento do Sul, um muro caiu. Mas ninguém ficou ferido.

Ainda em São Bento, a Defesa Civil monitora bairros que historicamente alagam, como Cruzeiro, Centenário e Serra Alta. Em Rio Negrinho, as equipes estão de olho no nível dos rios Iguaçu, Negro e o rio Negrinho.

Continua depois da publicidade

Em Mafra, outra cidade que pode sofrer com as fortes chuvas deste fim de semana, a Defesa Civil trabalha com o alerta de alagamentos e para chuva de granizo nesta noite. Segundo a secretária de Cidadania (responsável pela Defesa), Angela Kvitschal, escolas servirão de abrigos, em caso de emergências.

Os níveis dos rios da Lança e do rio Negro ainda estão normais. O rio Negro precisa ultrapassar sete metros acima do normal para os bombeiros decretarem situação de alerta. Por enquanto, ainda faltam três metros.

Em Campo Alegre, Porto União, Canoinhas e Itaiópolis, nenhuma ocorrência também foi registrada.