A chuva que atinge SC desde o fim de semana afetou 52 municípios até as 21h desta quinta-feira, de acordo com o último levantamento da Defesa Civil do Estado. Destes, 18 decretaram situação de emergência e outros três – Coronel Freitas, Maravilha e Saudades -, estado de calamidade pública.
Continua depois da publicidade
Até o momento, 7.260 pessoas foram afetadas, sendo a maioria na região Oeste. Oito pessoas ficaram feridas e duas morreram. Em Coronel Freitas, por exemplo – onde uma mulher morreu arrastada pela água – , 70% do território foi afetado pela chuva.
A Defesa Civil contabiliza 1,2 mil residências, 40 prédios públicos e 432 obras de infraestrutura (incluindo pontes) danificadas ou destruídas. O órgão também registra que 1,4 mil pessoas estão desalojadas e 62 desabrigadas devido às chuvas.

Em visita ao Oeste do Estado nesta quinta-feira, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que uma reunião entre governos federal, estadual e municipal na primeira semana de agosto deve definir o repasse de recursos para a reconstrução de municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias.
Continua depois da publicidade
Occhi também assegurou que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado para quem perdeu a casa e para moradores das três cidades que decretaram estado de calamidade pública.
As cidades de Saudades, Maravilha e Coronel Freitas já têm, cada uma, 30 mil litros de combustível à disposição, pagos pelo Governo do Estado. Nestes locais, as prefeituras já tem autonomia para administrar o combustível.