Durante as últimas horas, choveu em todas as regiões de Santa Catarina, devido à diminuição da pressão do ar que está dando origem a um ciclone entre o Estado e o Rio Grande do Sul. Foram registrados alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores em todo o Estado. A cidade com maior volume de chuva registrado foi São Francisco do Sul, no Litoral Norte, onde quatro bairro ficaram alagados.

Continua depois da publicidade

Também no Norte do Estado, em Penha, a escola municipal Rosália Valentina D’Allago foi parcialmente interditada após a queda de uma árvore sobre a estrutura. No bairro Gravatá, outra árvore de grande porte caiu na rua Júlia da Costa Flores. Em Itajaí, cinco pontos estão em estado de atenção após 37 mm de chuva em 24 horas.

Puchalski: Semana requer alerta para chuva

Confira a previsão do tempo completa

Continua depois da publicidade

Na Grande Florianópolis, onde choveu 77 mm entre a terça e a quarta-feira, houve deslizamento de terra na rua Capitão Pedro Leite, em Barreiros, São José, e na rua 13 de Maio, Brejaru, Palhoça. Os bombeiros atenderam ocorrências de árvores que caíram na rodovia Manoel de Menezes, na Praia Mole, e na rua Santa Luzia, no bairro Trindade.

Por volta das 23h da terça-feira, um buraco formado no sentido Centro da SC-401 deixou os pneus de pelo menos 15 carros furados, perto do pedágio. Outro buraco próximo ao acesso de Cacupé, no sentido Norte da Ilha, também preocupa motoristas. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) afirma ter coberto os buracos provisoriamente com terra, até o conserto definitivo.

No Sul da Ilha, há muita água na pista da SC-405, principalmente na região da garagem da empresa Insular. Na Via Expressa Sul também há buracos na pista, perto do cruzamento com a rua Pref. Waldemar Vieira, quase em frente ao posto de saúde.

Continua depois da publicidade

Maiores acumulados de chuva das últimas 24 horas:

São Francisco do Sul – 140 mm

São Miguel do Oeste – 111 mm

Palmitos – 94 mm

Maravilha – 88 mm

Porto União e Praia Grande – 83 mm

Chuva persiste nesta quarta-feira

A quarta-feira terá chuva a qualquer hora, em todas as regiões do Estado, sendo que ainda há previsão de chuva forte no Sul. As temperaturas ficam baixas ao longo da tarde, não passando muito dos 19 e 21ºC em boa parte das cidades, e na Serra, se mantêm entre 15 e 17ºC.

Ciclone se afasta na quinta-feira

O ciclone deverá estar formado no oceano na altura do Rio Grande do Sul. Isso deverá manter a nebulosidade sobre Santa Catarina, mas já com aberturas de sol. Ainda há chance de chuva, mas no geral fraca e mais isolada. As temperaturas vão diminuir, ficando baixas também ao longo da tarde na faixa entre Oeste e Serra. Na maior parte das cidades, 19 a 21ºC.

– Em relação a vento, o ciclone deverá provocar rajadas bem mais fortes no RS, mas há previsão de rajadas em SC ao longo do dia, com destaque para Serra e Sul – explica o Meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.

Continua depois da publicidade

Atenção para o mar

A formação do ciclone causa mudanças no mar, com a chegada de uma forte ondulação de Sul/Sudeste que irá trazer ondas de 2 a 2,5 metros nas praias e ainda mais altas em alto mar. Essa condição é mais forte entre Litoral Sul e Grande Florianópolis, com menor influência no Litoral Norte. As ondas devem seguir grandes até o fim de semana e não se aconselha navegar em direção ao RS.