A chuva deste final de semana pode bater recordes sobre o nível registrado num único dia nos municípios catarinenses. No Vale do Itajaí, por exemplo, onde o índice normal de chuva para setembro é de 130 mm a 150 mm, o volume pode ser registrado somente entre sábado e domingo, segundo previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima.
Continua depois da publicidade
Em pontos isolados do Oeste, Sul e Norte pode chover o equivalente a 300 mm, quase o dobro do esperado o mês inteiro. O alto índice pode quebrar o recorde de precipitação num único dia nos municípios, registrado em setembro, desde 1961. O valor mais alto apontado pela Epagri/Ciram ocorreu em Itapiranga, no Oeste, com 120 mm.
Setembro é um dos meses com maior concentração de chuva em Santa Catarina no ano e a maior durante o inverno. Conforme os índices normais históricos, a média fica entre 110 mm, do Planalto ao Litoral, e 190 mm no Oeste. Apesar de na primeira quinzena do mês ter sido registrada pouca precipitação, desde a última segunda-feira os índices aumentaram.
Conforme explica Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, com a chuva do início da semana, os rios ficaram com níveis mais altos e o solo está encharcado. Se esta frente fria viesse num período seco, o impacto seria menor do que se está esperando.
Continua depois da publicidade
A partir de segunda, o sol volta a aparecer gradativamente no Estado. A maré alta no Litoral Catarinense, associada ao vento de Sudeste, também deve dificultar o escoamento da água da chuva para o mar, contribuindo com alagamentos na região de Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul.
Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o fenômeno deve persistir até terça-feira.
Clique no mapa abaixo para ver a previsão para a sua região: