Funcionários municipais de sobreaviso e responsáveis por abrigos de prontidão. As ações preventivas são parte da estratégia montada pelo Grupo de Ações Coordenadas de Itajaí para o próximo fim de semana, quando poderá chover até 200 milímetros na região.
Continua depois da publicidade
O alerta de chuva forte foi dado no início desta semana e permanece. De acordo com o responsável pelo laboratório de climatologia da Univali, Sergey Araújo, os modelos meteorológicos mostram que no domingo o volume de chuva será maior. Só nesse dia, poderá chover entre 80 e 100 milímetros. A média para o mês de setembro fica em torno de 160 milímetros.
Confira a previsão do tempo no blog Brisa
O que preocupa é que como choveu nos últimos dias alguns rios da região, como o Canhanduba, já estão cheios. Mesmo assim, é necessário esperar para saber como o clima vai estar até o fim de semana.
Continua depois da publicidade
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, diz que as medidas de acionar os servidores e os abrigos são preventivas. Por enquanto, não há necessidade de retirada de nenhuma família de casa. Itajaí tem atualmente 79 abrigos mapeados em toda a cidade caso haja necessidade.
– Nós vamos monitorando e os servidores estarão de sobreaviso para o caso de as pessoas precisarem sair de casa, mas por enquanto isso não é necessário – explica.
Pereira salienta que a principal preocupação das Defesas Civis ainda é com o risco de deslizamentos, já que é um evento com pouca chance de defesa. Por isso, os moradores de áreas de encostas precisam ficar atentos.
Continua depois da publicidade
– Os moradores precisam ficar atentos para o caso de trincas e água muito barrenta descendo das encostas.
A Defesa Civil pede que a população fique tranquila pois todas as ações serão noticiadas. Estão sendo lançados boletins por meio do site da defesa.
Orientações da Defesa Civil
? Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Continua depois da publicidade
? Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
? Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.