As regiões inundadas pelas fortes chuvas durante a última semana, no Planalto Norte do Estado, começam aos poucos a se normalizar. Contrariando a previsão do tempo, que indicava preciptações de até 75 milímetros entre o sábado e o domingo, o fim de semana foi marcado por chuva fraca em cidades como Canoinhas e Mafra.
Continua depois da publicidade
Como o mau tempo deu trégua, os níveis da maioria dos rios na região passaram a baixar. A exceção, segundo a Defesa Civil, foi o Rio Iguaçu, em Porto União. Até as 19 horas deste domingo, o nível do rio já passava dos oito metros e equipes se mobilizavam para ajudar moradores em áreas alagadas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil no Planalto Norte, Edson Antocheski, no interior de Canoinhas ainda há comunidades isoladas. O helicóptero da Polícia Civil chegou a ser mobilizado para distribuir cestas básicas às famílias atingidas.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão do tempo não indica chuva forte nos próximos dias. Assim, a expectativa é de que as famílias desabrigadas e desalojadas tenham condições de se reestabelecer ainda no começo desta semana.
Continua depois da publicidade
-A tendência é de que os rios estabilizem e comecem a retroceder. Não tenhos nenhum alerta, nenhuma previsão de chuva mais forte. Temos de monitorar e acompanhar a previsão para não sermos surpreendidos. Agora começa o trabalho árduo de reconstrução – diz Edson.