Ela chegou e mesmo que de forma mal distribuída, a chuva do fim de semana trouxe alívio para a situação dos mananciais na maior parte do Estado. Apesar de amenizar, os níveis dos rios que abastecem as cidades catarinenses ainda é motivo de preocupação para a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Continua depois da publicidade

Cinco cidades permanecem com reservatório de água abaixo da expectativa, mas conforme a previsão de chuva até sexta-feira, a esperança é que situação volte ao controle.

O diretor de Operação e Meio Ambiente da Casan, Valter Galina, disse que agora as atenções se concentram nas cidades de Barra Velha, Porto Belo e Bombinhas no Vale do Itajaí e Barra do Sul e Araquari, no Norte do Estado, onde a maior parte dos rios que abastecem a cidade estão com nível abaixo de 50%.

O diretor de operações da Casan lembra que apesar da chuva, é importante continuar poupando água principalmente nas regiões com pouca incidência de chuva.

Continua depois da publicidade

– Em Florianópolis a situação melhorou, ainda não totalmente, mas já estamos mais tranquilos. Já os municípios em que a luz vermelha ainda está acesa, continuamos monitorando- salienta Valter Galina.

A Epagri/Ciram monitora 200 estações hidrológicas no Estado, destas as 38 mais importantes são feitos monitoramentos diários por meio do sistema automático. De acordo com o último boletim, está em condição de atenção – primeiro estágio para estiagem, a estação de Coronel Passos Maia, em Chapecó, porém o outro manancial da região, o Pinhalzinho, mantém uma condição de normalidade.

O hidrólogo da Epagr/Ciram responsável pelo monitoramento dos níveis dos rios no Estado, Guilherme Miranda, observa que as chuvas até agora foram suficientes para que os níveis cheguem na normalidade e há baixos riscos de chegar a um nível mais preocupante de alerta ou de emergência.

Continua depois da publicidade

O meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, lembra que a chuva que ocorreu no último domingo pelo Estado, foi mal distribuída acumulando volumes elevados em algumas cidades e outras com pouca ou até nenhuma chuva. Entre a noite do domingo e a madrugada desta segunda-feira a chuva ocorreu com intensidade moderada a forte em algumas regiões de SC, registrando acumulados acima de 100 mm em cidades do Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

– Chamo atenção que devido a pouca chuva entre segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro esta chuva é importante para recuperação do nível dos rios e reservatórios do estado. É importante destacar na maior parte das cidades a chuva foi fraca entre 10 e 30 mm. Para vocês terem ideia o normal deste mês de fevereiro do Centro para o Litoral do Estado são volumes entre 190 a 220 mm – avalia Puchalski.

Maiores volumes de chuva durante o domingo:

São Joaquim: 131,6 mm

São João Batista: 116,8

Apiúna: 104,8

Florianópolis: 66,6

São José: 51,4

Antônio Carlos: 48,2

Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram e INMET

Chuva deve se repetir no decorrer da semana

A meteorologista Marilene Lima observa que a chuva deve continuar até sexta-feira, com previsão de ser mais intensa na quinta-feira, podendo chover entre 50 mil a 100 mil milímetros de chuva do Planalto ao Litoral Catarinense. Ela explica que depois do dia 13 de fevereiro, quando foi quebrada a onda de calor, começou a chover com uma frequência maior.

Continua depois da publicidade

Terça-feira (25/02): Na madrugada condição de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Há chance de chuva mal distribuída ao longo do dia, mas poucas áreas e no geral fraca.

Quarta-feira (26/02): Sol entre nuvens e temperaturas elevadas, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado.

Quinta-feira (27/02): Uma frente fria deixa o tempo instável com chuva e temporais no decorrer do dia em SC, moderada a forte especialmente da Serra ao Litoral, com previsão de acumulados em torno de 100mm no Litoral. A temperatura diminui devido à cobertura de nuvens. Vento sudeste, moderado com rajadas.

Continua depois da publicidade

Sexta-feira (28/02): Na madrugada, mais nuvens e chuva entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado, ainda por influência da frente fria. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões, porém entre a tarde e noite há condições de pancadas isoladas de chuva. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, e em elevação durante o dia. Vento de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte Epagri/Ciram

Avaliação do meteorologista Leandro Puchalski

“A segunda metade da semana deve ter mudanças gradativas. A previsão é que o avanço de nuvens de chuva do norte da Argentina deixe a quarta com muitas nuvens que ainda permitem aberturas de sol, mas com predomínio da nebulosidade ao longo do dia com previsão de chuva para todas as cidades, sobretudo tarde e noite começando pelo oeste. Desta forma, se nada mudar deveremos ter uma quinta-feira mais nublada com chance de chuva a qualquer hora. Entre quarta e quinta há chance de chuva forte”.