Apesar do forte calor que atinge o Estado, nas últimas duas semanas, os rios que abastecem a Grande Florianópolis estão dentro dos padrões para um período de estiagem. A afirmação é da geógrafa e técnica em Saneamento da Casan Karine Santos. No entanto, ela chama a atenção para o consumo racional de água, já que os rios devem demorar para subir, mesmo com a chuva prevista para sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O período de estiagem, normalmente verificado durante o inverno em Santa Catarina, segundo a geógrafa, exige atenção na hora de abrir a torneira.

– Durante o inverno, como o turismo se dá em menor intensidade, os moradores gastam menos água por conta do frio, então, a situação dos rios não chega a preocupar – diz a técnica.

Os dados dos mananciais que abastecem a Grande Florianópolis pedem atenção dos usuários. No rio Vargem do Braço, também chamado de Rio Pilões, o nível está em 1,02m. Em junho do ano passado, por exemplo, ele chegou a marcar 1m. O mesmo se verifica no rio Cubatão, que em junho do ano passado esteve a 0,87m. Nesta quarta-feira, o nível está em 0,98m.

Continua depois da publicidade

O manancial da Lagoa do Peri está com o nível em 2,35m.